15 dicas para impermeabilização perfeita de áreas molhaveis

A impermeabilização de ambientes é um investimento importante a ser considerado na construção de estruturas uma vez que previne os danos causados pela umidade, assim como garante proteção contra problemas respiratórios que podem acontecer em decorrência do mofo, por exemplo. Contudo, para que o resultado desejado seja obtido, é necessário que o responsável pelo serviço esteja a par de todos os cuidados necessários. Por essa razão confira 15 dicas para impermeabilização perfeita de áreas molháveis.

Por que as áreas molháveis precisam de cuidados especiais?

Diferentemente do que algumas pessoas costumam pensar o mesmo tipo de impermeabilização não deve ser realizado em todos os cômodos e ambientes de uma construção. Isso porque, existem áreas que ficam mais expostas à água, como é o caso dos banheiros, cozinhas, áreas de serviço, terrados e sacadas. 

 

Confira 15 dicas para fazer a impermeabilização de áreas molháveis

  1. A superfície que receberá a impermeabilização deve estar regulada com um caimento de pelo menos 0,5% em direção aos pontos de escoamento de água. 
  2. Use uma desempenadeira para conseguir com que a argamassa tenha o acabamento desempenado, com espessura mínima de 2 cm. É importante ficar atento a esse passo, uma vez que esse tipo de concreto é um dos mais eficazes para impedir a infiltração em pisos.
  3. Para que o resultado desejado seja obtido nos rodapés, é necessário umedecer essas áreas, e realizar o arredondamento dos cantos com uma colher de pedreiro, para então, fazer a aplicação do impermeabilizante.
  4. O arredondamento dos cantos deve ser finalizado com a limpeza do excesso de argamassa. Use uma esponja.
  5. Para que o entrono dos ralos seja impermeabilizado corretamente, não se esqueça de umedecer a superfície, e fazer o rebaixo dos ralos, de forma que elimine todos os cantos vivos.
  6. A tela estruturante de poliéster aplicada em ralos e rodapés tem como objetivo elevar a resistência do sistema de impermeabilização às movimentações. Para que isso seja possível, é necessário cortar um pedaço da malha de tamanho suficiente para cobrir tais superfícies. Facilite a aplicação da malha nos ralos com cortes diagonais, em formato de pétalas. Nesse caso, use uma tesoura, ou estilete.
  7. A primeira demão da emulsão asfáltica deve ser diluída em até 15% de água.
  8. Aplique o produto na região dos ralos com pincel, trincha ou broxa.
  9. A tela cortada deve ser colocada sobre a emulsão recém-aplicada.
  10.  Feito isso, não se esqueça de aplicar mais uma camada de impermeabilizante sem diluição.
  11.  Os rodapés também devem contar com o mesmo procedimento. Diferente do que foi realizado no ralo, a tela de poliéster deve ficar entre duas camadas do impermeabilizante. Aplique o produto em uma faixa de 10 cm no piso e de 10 cm na parede.
  12.  A aplicação do impermeabilizante nos banheiros deve ser feita em todo o piso, e nas paredes até 1,2 m de altura no box e nas demais paredes 20 cm acimado piso acabado. Use a emulsão diluída em 15% de água limpa na primeira demão no boxe de chuveiro.
  13.  A segunda demão deve ser aplicada de forma cruzada somente após a secagem, que costuma demorar cerca de quatro horas.
  14.  Não se esqueça de esperar a secagem antes da aplicação da terceira demão de impermeabilizante de forma cruzada.
  15.   Após o processo de sacagem completa que dura cerca de 72h, faça o teste de estanqueidade que serve para apontar que não há nenhum vazamento nos equipamentos ou na tubulação, por exemplo. Feito isso, coloque uma lâmina de água (cerca de 5 cm de altura) sobre a superfície e espere pleo menos 72 horas.

 

Importância da impermeabilização de áreas molháveis

Além dos problemas relacionados a umidade que foram citados anteriormente, a impermeabilização nas áreas molháveis garantem maior durabilidade na construção e consequentemente faz com que a estrutura seja mais segura, e resguarda a parte estética.

 

Ao contrário do que acham, a impermeabilização de ambientes não se trata de um “gasto a mais” na obra, mas sim de um investimento que garante economia a curto e médio prazo, uma vez que esse procedimento evita a necessidade a realização de manutenções, e reparo de danos.

Entre em contato com uma empresa de impermeabilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *