diferencas-entre-corte-a-plasma-e-corte-a-laser

Diferenças entre corte a plasma e corte a laser

O corte a plasma é uma técnica de cortes em chapas de aço, metal, ou outros materiais, esse processo remete muito à prática de soldagem por arco elétrico com gás de proteção. E, também existem os cortes à laser, que consiste em um pequeno feixe emitido sob o material que será cortado através de um furo em sua extremidade. O aquecimento para o corte, nesse caso, é por um tipo de radiação.

A seguir, falaremos mais a fundo sobre as diferenças da máquina de corte a plasma e o corte a laser, e qual seria mais propícia a ser utilizada em determinadas ocasiões, em relação a praticidade do manuseio, acabamento e funcionalidade. 

Como funciona o corte a plasma?

O processo na máquina de corte a plasma é feito através de um bico de corte de plasma, com tochas e consumíveis que servem para comprimir um gás ionizado colocado em alta temperatura, para poder cortar diferentes metais, até chapas de aço. 

Quando o plasma entra em contato com o metal, o mesmo é derretido, e no mesmo tempo o gás composto na máquina retira os resíduos da área derretida, deixando um corte limpo.

Vantagens do corte de plasma

Uma das principais vantagens do corte a plasma é poder ser utilizado em diferentes bases para cortes, ou seja, tem mais de uma só função padrão, o que facilita no trabalho industrial que necessita da praticidade que o corte a plasma consegue trazer. 

Máquina de corte a laser

Uma máquina de corte a laser é um equipamento que utiliza uma alta tecnologia. Ou seja, a capacidade de seu corte depende do tipo de material a ser utilizado e da potência do laser que precisará ser empregado. 

Diferente do corte a plasma, que utiliza um bocal plasma, no corte a laser, se utiliza um separador, que é um tipo de turbina, que girando acaba criando o gás carbônico em sua circulação, e tudo isso dentro de uma câmara fechada. Nessa câmara existem eletrodos, ligados em uma fonte de alta-tensão, que é capaz de criar um campo elétrico onde sai o laser, capaz de cortar as chapas perfeitamente. 

Característica do corte a laser

A principal característica do corte na máquina a laser é que cerca de 10% do material é removido, o que confirma a alta velocidade e precisão que o corte a laser consegue exercer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *