saiba-como-comprar-rebite-corretamente

Como saber o tamanho correto de rebite para comprar?

Para garantir a plena funcionalidade do processo de fixação de elementos, é necessário ter certos cuidados no momento da compra dos rebites e da rebitadeira. 

Além de existirem diferentes modelos, que possuem diferentes características, vantagens e especificações, é extremamente importante e necessário dedicar uma atenção especial acerca do tamanho do rebite, afinal, isso pode causar impacto direto no momento da fixação.

Confira a seguir algumas dicas de como não errar no tamanho da peça:

Atente-se às regras gerais

Antes de mais nada, se você está a procura de comprar um rebite, é imprescindível estar atento às regras gerais para não errar no tamanho e comprometer a qualidade do processo.

Necessariamente, o diâmetro do rebite deve possuir três vezes a espessura da chapa mais espessa, além disso, o diâmetro do cabeçote do rebite deve possuir tamanho maior que 1,4 vezes o diâmetro da haste.

Por fim, é importante ressaltar que a altura deve ser de até 0,3 vezes o diâmetro da haste.

Observe a numeração e caso seja necessário calcule

Com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, muitos fabricantes de rebites e rebitadeiras, optam por colocar a numeração em cada um dos modelos, no entanto, não são todos os fabricantes que disponibilizam essa informação, nesses casos é necessário fazer um cálculo.

Nos casos em que o rebite possui o número, é extremamente mais fácil descobrir qual o tamanho necessário. O quarto dígito representa o diâmetro do rebite, enquanto o quinto dígito refere-se ao limite da empunhadura.

Já quando o rebite não possui numeração, é necessário realizar um cálculo manual da seguinte forma:

  1. Medir o diâmetro com um paquímetro;
  2. Medir a parte de baixo até a ponta do rebite;
  3. Subtrair 3,2 mm do comprimento do rebite.

Verifique o tipo de rebite

Por fim, além da importância do tamanho, os diferentes tipos de fixador também podem fazer toda a diferença, confira alguns tipos de rebite:

Rebite estrutural

O rebite estrutural possui como principal característica, a capacidade de travamento do mandril ao corpo do rebite, por esse motivo é extremamente utilizado na produção de automóveis, de diferentes equipamentos, dentre outras formas de aplicação.

Rebite de repuxo

Outro tipo  extremamente utilizado e conhecido, é o rebite de repuxo, também conhecido como pop, é utilizado em diferentes aplicações de projetos em que só há acesso em um dos lados da superfície.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *