saiba-como-decorar-seu-apartamento-pequeno

Saiba como decorar seu apartamento pequeno

Hoje, é muito comum as pessoas optarem por imóveis menores, como um apartamento studio. O principal motivo é a praticidade e facilidade para suprir as demandas de limpeza e manutenções. Sendo assim, a decoração deve ser detalhadamente pensada, para otimizar os espaços e ter uma casa bonita e confortável.

Pensando em te ajudar a encontrar soluções para decorar de forma sofisticada seu apartamento pequeno, trouxemos algumas dicas. Afinal, muitas vezes ficamos com a sensação de que não vamos conseguir encaixar os móveis e objetos decorativos no espaço. E claro, sua personalidade e características devem ser levadas em conta nesta tarefa.

Priorize as cores claras

Um dos principais truques de decoração para apartamento pequeno é usar cores claras nos ambientes. É interessante utilizar tonalidades suaves ou neutras em revestimentos e paredes, bem como em móveis, cortinas e tapetes. Com isso, seu cantinho transmite a impressão de mais espaço. Em locais quentes, como apartamentos em São Paulo, ajuda a diminuir a sensação de calor.

Caso você queira cores vibrantes ou mais escuras, busque deixá-las em peças decorativas. Almofadas, poltronas, puffs ou até mesmo em uma única parede são boas opções. A mistura pode criar um efeito de sofisticação e aconchego.

Boa iluminação é fundamental

Iluminação é um fator fundamental para a decoração de qualquer ambiente e, em um apartamento pequeno, não é diferente. A luz valoriza a estética dos espaços, e tem influência na produtividade e concentração, por exemplo. Portanto, aposte em luminárias, lustres e abajur. Juntamente das cores claras, irão dar um ar de amplitude.

Abuse dos móveis multiuso

Você pode colocar móveis multiuso para aproveitar mais o espaço e organizar cada cômodo. Sofás cama, puffs baús, cama box baú e mesas dobráveis ajudarão muito nesse quesito. É importante, no momento da decoração, procurar deixar a área de circulação livre, para não prejudicar a ida e vinda dentro do apartamento.

Decoração da sala

Dadas as dicas mais gerais, é hora de pensar individualmente nos ambientes do seu apartamento pequeno, começando pela sala. A sala de estar é onde passamos grande parte do tempo, relaxando e recebendo visitas e, por essa razão, é muito importante.

Aqui, você pode investir em sofás que sejam confortáveis, mas não ocupem tanto espaço. Um sofá sem braço ou os práticos e modernos sofás futons são ótimas escolhas. Ademais, opte por um rack suspenso, para então colocar puffs embaixo e ter a opção de mais assentos quando necessário.

Indicamos também evitar mesa de centro da sala, pois atrapalha a circulação das pessoas, como já falamos. Se pertinente, coloque mesas laterais para apoiar objetos. Dessa forma, sua decoração não ocupa muito a área e mesmo assim supre as necessidades.

Decoração da cozinha

A cozinha é o lugar que mais temos itens para serem armazenados. Portanto, procure dispor de nichos e prateleiras para guardar potes e eletrodomésticos. Você pode usar organizadores dentro desses móveis, proporcionando maior arrumação.

Decoração do quarto

Decoração de quarto de apartamento pequeno exige personalidade e criatividade. E também serve para home office, como apresenta algumas opções do apartamento Nova Klabin. Compre almofadas, quadros e objetos decorativos como vasos. O essencial nesse cômodo é a organização, visto que ele abriga muitos móveis, como cama e guarda-roupa. Como já dito, cama box baú ajuda muito, e organizadores também. Para acomodar objetos, nichos e prateleiras são ideais.

Caso haja espaço e não comprometa a circulação, pense em uma mesa de cabeceira pequena. Com gaveta é ainda melhor, podendo guardar documentos e apoiar um abajur ou luminária.  

Decoração de banheiro e varanda

Para esses dois, não há muitos segredos. O principal é seguir as dicas gerais de cores e iluminação. No banheiro, um espelho pode proporcionar a percepção de maior área. Já a varanda, tente integrá-la à sala. Se ela apresenta uma bela vista, como é habitual em um apartamento na Zona Oeste de São Paulo, a situação torna-se perfeita.

Otimizando o espaço, trazendo itens funcionais e utilizando cores claras, juntamente de boa iluminação, você cria um ambiente maravilhoso. Uma composição decorativa acertada traz conforto físico, psíquico e possibilita usufruir do espaço de maneira prazerosa.  Por isso, a decoração é parte importantíssima para construir o bem-estar da nossa casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *