O que você precisa saber sobre carro pipa

Tudo que você precisa saber sobre caminhão pipa

O caminhão pipa é um veículo presente em nossas vidas, porém muita gente ainda não sabe de fato, qual a real importância dele. Segundo a Agência Nacional das Águas, quando há falta de chuva, a procura por caminhões pipas aumentam.

Portanto, selecionamos tudo que você precisa saber sobre caminhão pipa, caso você precise de um transporte de água potável.

O que é

Também conhecido como carro pipa ou caminhão tanque, é um veículo equipado com um tanque e uma mangueira de sucção que é utilizado para o transporte de água. 

A contratação dele não é feita somente pelo poder público, é totalmente possível que pessoas físicas e companhias privadas contratem uma empresa de caminhão pipa para realizar serviços.

Principais funções

O abastecimento de água potável é a principal função do caminhão, mas não é a única. Conheça quais são as principais funções desse transporte: 

  • Lavagem de ruas e praças;
  • Umidificação da terra para terraplanagem;
  • Fornecimento de água potável para piscina;
  • Irrigação;
  • Água para construção civil;
  • Transporte de fluídos corrosivos.

Apesar de ser um transporte que ajuda nas atividades de muitos setores, ele exige alguns cuidados básicos.

Montagem

A montagem do caminhão pipa precisa seguir algumas características específicas. Principalmente o carro pipa que realiza o transporte de fluídos corrosivos, que precisam seguir especificações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

Legislação

Dependendo do modelo do caminhão pipa, existem algumas normas que regulam o uso dele, essa é uma exigência nova, que não tinha muita importância há um tempo.

Manutenções

Assim como todo veículo, o caminhão pipa que realiza o transporte de água potável precisa de revisões e manutenções.

Modelos

A locação de caminhão pipa é muito versátil, e como vimos, ele pode ser utilizado para diferentes funções. 

Os modelos que fazem o transporte de água potável, são equipados com um reservatório específico, fabricado em aço inoxidável ou aço de carbono, além de possuir uma proteção interna.

Agora os que não transportam água potável para consumo humano, possuem um reservatório feito em aço carbono, com uma pintura interna de fundo anticorrosivo.

A capacidade desses caminhões variam, de 5 mil a 20 mil litros, isso depende muito de sua necessidade e para que fim o caminhão vai ser utilizado. 

Agora que você já sabe as informações mais importantes sobre os caminhões pipa, faça a locação deles com uma empresa especializada, que siga todas as especificações, para evitar futuros problemas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook