Água da chuva e esgoto não devem se misturar. Entenda o porquê

Água da chuva e esgoto não devem se misturar. Entenda o porquê

Há diferenças entre a rede que faz a coleta de esgoto das residências e a que faz a drenagem da água da chuva da cidade. Quando essa separação não é respeitada, acontecem problemas de entupimento da tubulação e prejudica diversas pessoas pela falta de água, necessitando de um caminhão-pipa para o fornecimento de água potável nesses locais .

O despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e industrias. Essa prática causada pelo desconhecimento dos problemas ou ligações clandestinas é proibida por lei e passível de punições, pois contribui com o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e estabelecimentos pelos ralos e vasos sanitários, contratação de empresa de caminhão-pipa, além de danificar o sistema de abastecimento do esgoto e interferir nas estações de tratamento de esgoto (ETE).


Entenda a diferença

A rede de esgoto tem a função de fazer a coleta dos resíduos líquidos produzidos nas atividades do dia a dia. A água que escoa pelo encanamento de locais residenciais, comerciais e empresariais são direcionadas para estação de tratamento de esgoto para passarem por procedimentos e voltar para o meio ambiente.


Agora, a rede de drenagem de água da chuva recolhe os excessos de águas pluviais que ficam em superfícies e subsolos da cidade. Ela é estruturada especificamente para conduzir essas águas de volta aos rios, lagos e mares, evitando dessa forma, alagamentos e a locação de carro-pipa para limpezas de ruas e avenidas.


Entenda o que acontece quando está ligado erroneamente

Logo que as duas redes de esgoto são interligadas os problemas começam aparecer. As ligações clandestinas desses sistemas levam resíduos e líquidos para locais diferentes do necessário, ou seja, o destino de um esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, o esgoto será lançado diretamente em rios, lagos e mares, poluindo os mananciais.

Quando são as águas pluviais que caem equivocadamente na rede de esgoto, aumentam as chances de vazamentos e danos na tubulação, precisando de um auxílio do caminhão-pipa água potável para abastecimento dos locais. Com o retorno do esgoto para as residências, esse problema causa um enorme transtorno, pois toda a sujeira e mau cheiro do esgoto acabam retornando para dentro de casa.

Isso acontece porque a tubulação da rede de esgoto foi dimensionada para receber somente o volume de resíduos líquidos gerado pelas residências. A presença da água da chuva, assim, sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto e pode até provocar o rompimento das tubulações e ficar totalmente dependente do aluguel de carro-pipa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook