Banheira e chuveiro: economize água

Banheira e chuveiro: Dicas para economizar água no banho

Sem dúvida você já ouviu falar sobre economia de água, essa pauta é preocupante em todo o mundo. O banheiro é o lugar de uma residência onde mais se usa água, afinal, é feita a utilização do lavatório, vaso sanitário, banheira ou chuveiro, entre outras atividades.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), no mínimo 1 bilhão de pessoas não têm acesso apropriado a água — o que torna o assunto ainda mais urgente. Sendo assim, continue lendo e conheça as dicas que vão finalmente te fazer economizar água.

Quantos banhos devo tomar ao dia?

Estudos indicam que tomar mais de dois banhos ao dia fazer mal à saúde, podendo trazer malefícios como a retirada da barreira natural de gordura da pele, que nos protegem contra fungos. Até mesmo um banho relaxante em uma banheira simples em excesso, faz mal.

Se a sua escolha for tomar dois banhos por dia, divida os minutos que você gasta no chuveiro, mudar o tempo de 15 para 5 minutos economiza até 90 litros de água, isso depende se o banho é em um chuveiro elétrico ou em uma banheira individual. Que tal começar a fazer essa mudança de hábitos?

Como economizar água utilizando uma banheira

Ao comprar banheiras, você está fazendo um investimento em sua qualidade de vida, entretanto, o lado negativo de se ter uma banheira em casa é o gasto de água, que ganha um aumento significativo.

Se engana quem pensa que é impossível economizar água tendo uma banheira em casa, confira nossas dicas:

Reutilize a água do banho

A banheira utiliza praticamente a mesma quantidade de um banho no chuveiro, porém, dependendo do modelo da banheira, como a banheira de hidromassagem, o uso da água aumenta para que você faça seus banhos totalmente coberto de água.

A água utilizada em seu banho não precisa ser jogada fora, você pode dar diferentes fins a ela, como limpar o quintal, seu carro ou até mesmo seu banheiro. Use sua imaginação e faça bom proveito da água utilizada.

Faça manutenções periodicamente

Antes de fazer a compra de sua banheira, é essencial contar com uma loja de banheiras especializada e com ótimos profissionais. Isso evita dores de cabeça, como problemas na encanação e no fluxo de água de sua banheira de hidro.

Faça a verificação do encanamento constantemente para evitar desperdício de dinheiro com canos furados, por exemplo.

Dicas práticas

Confira mais indicações para fazer a economia de água em seu banheiro:

  • Fique de olho nos vazamentos, não só de sua banheira para banheiro, mas também do vaso sanitário e do lavatório;
  • Feche o chuveiro ao se ensaboar;
  • Mantenha um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água enquanto ele aquece;
  • Compre produtos ecológicos, um vaso sanitário ecológico pode fazer grande diferença.

Por fim, certifique-se de que você está fazendo sua parte, comece mudando seus hábitos com sua família, e garanta um futuro mais consciente e promissor para a água em nosso planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook