Banho na banheira hidro no inverno: dicas para evitar ressecamento da pele

Banho na banheira hidro no inverno: dicas para evitar ressecamento da pele

O frio chegou e a vontade de tomar aquele banho quente na banheira hidro só aumenta, não é? Passar alguns minutos com jatos d’água, relaxando e se esquentando é o desejo de muitas pessoas. No entanto, um banho quente e longo pode gerar o ressecamento de pele. Como evitar isso? Continue lendo para saber mais!

Por que a pele fica ressecada no inverno?

Inverno é a época de ficar debaixo das cobertas, tomar aquele chá e aproveitar a água quente da banheira de hidromassagem. Você sabe por que a pele costuma ficar ressecada nessa estação do ano?

De acordo com um estudo publicado no British Journal of Dermatology, isso acontece porque no frio as células da pele encolhem. A falta de umidade no ar, vento frio, baixo consumo de água e os banhos quentes e demorados levam ao ressecamento.

Como evitar o ressecamento de pele?

Para evitar que a sua pele sofra com o inverno, é preciso tomar alguns cuidados. Confira alguns:

Evite tomar banhos muito quentes e demorados na banheira hidro ou ducha

Nos dias congelantes, o que mais queremos é passar um tempão na água quente da banheira ou ducha, né? Infelizmente, isso não faz bem para a nossa pele. No caso do chuveiro, o aumento do tempo do banho não é favorável ao bolso e nem ao meio ambiente.

A temperatura muito elevada da banheira com hidro não é recomendada, por isso deixe em torno de 38ºC. Os banhos muito quentes podem remover uma “camada” de proteção da pele, contribuindo para a aparência avermelhada e ressecada.

Não use buchas e esponjas

Buchas e esponjas também podem agredir a pele quando ela está mais sensível, por isso é importante ficar atento. A Sociedade Brasileira de Dermatologia diz que uma das dicas para manter a pele hidratada durante o inverno é evitar se ensaboar demais e evitar usar buchas, uma vez que eles podem alterar a composição da camada que protege a pele.

Assim, quando for tomar banho nas banheiras individuais ou no chuveiro, lembre-se dessa dica!

Use hidratante

Os hidratantes são ótimos produtos no combate ao ressecamento de pele, principalmente no inverno. Existem diversas marcas e tipos, para não ter problemas, você pode pedir recomendação do seu dermatologista.

Para aqueles que se esquecem de passar o creme após sair da hidromassagem, os hidratantes feitos para serem usados durante o banho são ótimas opções!

Beba água

No frio, é comum as pessoas diminuírem o consumo de água, mas isso pode prejudicar a pele e o organismo em geral. Embora pareça um líquido simples, a água é essencial para o nosso corpo.

Assim, continue tomando água mesmo no inverno para manter a pele hidratada e o organismo funcionando da melhor maneira.

Com essas dicas, você consegue aproveitar a água quente da banheira de hidro e ainda cuidar da sua pele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook