Em tempos de isolamento social, a atividade física também é sinônimo de bem-estar. Saiba como treinar com bola de pilates e outros aparelhos em casa!

Bola de pilates e aparelhos: Dicas para praticar exercícios em casa com segurança

Praticar exercícios físicos é mais do que eliminar gordurinhas e ter o corpo que sempre quis. Em tempos de isolamento social, a atividade física também é sinônimo de bem-estar. Por mais que algumas regiões estejam com academias abertas, muitas pessoas estão fazendo exercícios com super band, cordas de pular, bola de pilates ou apenas com o corpo, dentro de casa.

No entanto, a segurança se divide em duas: por um lado, o praticante está mais seguro em relação ao novo coronavírus fazendo atividades em casa. Por outro, há risco de sofrer lesões ao fazer exercícios sem orientação direta de um profissional. O que fazer?

Não podemos ficar parado neste momento, as atividades físicas são importantes para a saúde física e mental. Por isso, vamos dar algumas dicas para você treinar no conforto da sua, mas sem se machucar!

Arrume um cantinho para praticar exercícios

A primeira dica é arrumar um cantinho da sua casa para se conectar com o seu corpo. Pode ser no seu quarto, na sala e até na sacada. É importante verificar se há espaço para você fazer os movimentos sem bater em móveis e objetos.

Outra questão é a tranquilidade do lugar. Atividades como pilates e yoga exigem mais concentração, sendo ideal procurar um espaço com menos barulho.

Se a sua modalidade precisa usar aparelhos, como anel de pilates, elástico extensor e faixa elástica, deixe separado. Não esqueça de pegar uma garrafinha de água para se hidratar!

Prefira aulas online em que o professor possa te orientar

Principalmente se você é iniciante em uma modalidade, o risco de fazer algum exercício errado é grande. Assim, prefira fazer aulas online em que a sua câmera também fique ligada para o professor poder te ver e orientar.

Com a pandemia, muitas academias e profissionais de educação física estão oferecendo aulas gratuitas online por meio de lives no Instagram e Youtube ou aulas pelo aplicativo Zoom. Também há diversos apps. Saiba aproveitar da melhor forma!

No caso das aulas em lives em que a sua câmera não fica ligada, preste ainda mais atenção nos movimentos e comandos do professor do outro lado da tela. Caso tiver alguma dúvida, mande no chat. 

Não esqueça do aquecimento

Caso você veja vídeos de treinos específicos no youtube ou entre no meio de uma live, não esqueça de se aquecer. Preparar o corpo para os movimentos é essencial para evitar dores e lesões.

Cuidado com os acessórios

Algumas modalidades exigem acessórios, podem ser simples, como o tapete de yoga e pilates, ou mais elaborados, como o kettlebell. Se você não tiver os equipamentos, mas sabe como usá-los, procure lojas que vendam os produtos de alta qualidade e seguros.

Caso você não tiver, há alguns professores que sugerem utilizar objetos que você tem em casa para potencializar o treino. Garrafas de água, cabo de vassoura, pacotinhos de arroz são alguns.

Respeite o limite do seu corpo

Outro erro que causa lesão é ir além do limite do seu corpo. Não tente forçar os movimentos, uma vez que o seu condicionamento físico pode ser diferente das outras pessoas. Muitos professores costumam dar uma alternativa com menos impacto para os movimentos que passam, permitindo que todos pratiquem com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook