Tapete para pilates e atletas profissionais

Conheça os benefícios do pilates para atletas profissionais

Concentração, flexibilidade e equilíbrio são apenas alguns dos fatores trabalhados nas aulas de Pilates. Você sabia que atletas profissionais são beneficiados com os exercícios em cima de tapete para pilates?

Diferente do que muitos pensam, essa modalidade não é voltada apenas para pessoas que buscam fazer exercícios para melhorar a saúde. Embora o Pilates seja praticado por públicos de diversas faixas etárias e condições físicas, ele traz resultados para todos.

Isso porque as aulas trabalham o corpo todo de uma maneira mais leve. Alguns instrutores oferecem exercícios do Pilates Solo (sem equipamentos), outros utilizam bola de pilates, anel, faixa elástica, entre outros aparelhos.

Benefícios para atletas

Atletas de alto rendimento precisam ter um bom preparo muscular para não ter lesões ou outros problemas nos treinamentos, não é? O Pilates pode ajudar! As aulas com bola suíça ou apenas com um tapete yoga e pilates contribuem para o condicionamento físico, prevenção e recuperação de lesões.

A lista de benefícios que a modalidade traz é grande, mas vamos destacar aqueles que podem fazer diferença para um atleta profissional:

Controle dos movimentos

Seja um jogador de futebol, de basquete, ginasta ou qualquer outro atleta, ter controles dos movimentos é fundamental. O Pilates ajuda a trabalhar essa questão, uma vez que é baseado na “contrologia”, ou seja, que os movimentos do corpo podem ser controlados de forma consciente. Portanto, uma das vantagens de praticar o método é o aumento da consciência corporal.

Melhorar a respiração

Pilates e Yoga são facilmente associados à calma e tranquilidade. Um dos motivos é que trabalham a respiração, algo importante para os atletas profissionais também.

Fortalecimentos dos músculos

Por contar com diversos exercícios que trabalham o corpo todo, o Pilates ajuda no fortalecimento dos músculos. Seja com anel de Pilates, bosu ou sem nenhum aparelho, a modalidade também contribui para a prevenção e recuperação de lesões.

Aumento da concentração

A concentração é um dos fatores que ajudam na realização dos exercícios de Pilates, por isso o atleta consegue desenvolver esse ponto também. Em paralelo, o equilíbrio e autocontrole são trabalhados.

Outros benefícios

Também destacamos outros benefícios para os atletas:

  • aumento da flexibilidade;
  • ganho de força;
  • ganho de condicionamento físico;
  • melhora na postura;
  • aumento da sensação de bem-estar;
  • diminuição do estresse.

 

Se você ainda não se convenceu de que o Pilates faz diferença na preparação de um atleta, saiba que muitos atletas famosos de alto rendimento frequentam aulas da modalidade.

Cristiano Ronaldo, o talentoso jogador de futebol português, pratica Pilates. As aulas do método já estão na sua rotina cheia de regras! Outra grande estrela dos campos de futebol, o jogador Neymar, também já praticou diversos exercícios de Pilates! Pegue já o seu tapete de yoga e pilates, e comece a praticar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook