O extensor elástico, ou seja, uma faixa elástica, é utilizado em diversas atividades físicas. Uma delas é o pilates. Acesse para saber mais!

Saiba como o extensor elástico é usado no pilates

O extensor elástico, ou seja, uma faixa elástica, é utilizado em diversas atividades físicas. Você sabia que o aparelho também é usado nas aulas de pilates? Conheça um pouco mais sobre o equipamento!

De acordo com relatos, o extensor teve origem na Rússia, nos anos 50. Ele foi criado com objetivo de ajudar na recuperação muscular. Depois, a faixa foi adaptada na Espanha, sendo utilizada por atletas. Hoje, ela faz parte de diversos treinos em diferentes partes do mundo.

Benefícios

O Pilates é uma modalidade composta por diferentes exercícios de controle muscular, trabalhando o corpo e a mente. Foi criado pelo alemão Joseph Pilates, na década de 1920 e hoje ganha alunos de diferentes idades.

Segundo pesquisas, a estimativa é que existam mais de 15 milhões de praticantes de Pilates no mundo. Cerca de 80% são mulheres das classes A e B.

Quando pensamos nessa atividade, logo vem à mente a imagem da bola de pilates, não é? Esse aparelho é um dos mais conhecidos da atividade, mas é importante lembrar que não é o único. O Pilates conta com diferentes acessórios para deixar as aulas mais dinâmicas e melhorar os resultados.

Menos conhecida que a bola suíça, a faixa de elástico é utilizada em diferentes exercícios nas aulas. Essas faixas possuem tamanhos e resistências diferentes. Confira os principais benefícios do acessório:

  • auxilia na resistência muscular;
  • aumento da força;
  • melhora o alongamento;
  • ajuda na reabilitação de lesões;
  • tonificação e fortalecimento do corpo no geral.

Por proporcionar esses e outros benefícios para os alunos, os studios de Pilates devem adquirir o equipamento. O baixo custo e o fácil armazenamento são outros motivos para começar a usar o extensor elástico nas suas aulas!

Como já foi dito, a modalidade é feita por alunos de faixas etárias e condições físicas diferentes. Cabe ao instrutor escolher os melhores exercícios, sempre respeitando os limites do corpo de cada um para evitar problemas. Alguns exercícios que podem ser feitos com a faixa elástica para ginástica são:

  • elevação com rotação externa e extensão do ombro;
  • retração escapular;
  • puxar na horizontal;
  • empurrar na prancha ventral.

Importante ressaltar que é necessário seguir as instruções do professor.

O Pilates é uma modalidade composta por diferentes exercícios e pode usar aparelhos, como o extensor elástico

O Pilates é uma modalidade composta por diferentes exercícios e pode usar aparelhos, como o extensor elástico

Como cuidar do extensor elástico?

Assim como o tapete yoga e outros acessórios utilizados nas aulas de Pilates e Yoga, é preciso tomar alguns cuidados para aumentar a durabilidade do material. A primeira dica é guardar em uma bolsa ou caixa em um local fresco. Também é recomendado passar talco para evitar que grude e não segurar com as unhas, pois pode rasgar.

Para aumentar ainda mais a vida útil, lave uma vez a cada 30 dias com água e sabão neutro. Depois seque com uma toalha e passe talco.

Outros aparelhos de Pilates

Nos studios de Pilates, você encontrará diversos aparelhos. Cada um com as suas características, mas todos com o objetivo de melhorar as aulas. O anel de pilates é outro acessório usado pelos praticantes, conhecido também como magic ring, é um círculo com duas alças laterais. Também trabalha diversas partes do corpo.

Já a clássica bola de pilates anti estouro é feita de material elástico e macio, ajudando a melhorar a postura, equilíbrio, entre outros benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook