Existem diversos tipos de projetos de arquitetura, uma vez que a área possui diversos campos de atuação. Ficou interessado? Acesse e leia mais!

Projetos de arquitetura: Saiba quais são as áreas da arquitetura

 Projetos de arquitetura de uma casa, comércio e qualquer outro estabelecimento encantam aqueles que estão pensando em ser arquitetos. Se você é um deles, já estuda ou é formado em arquitetura, continue lendo para descobrir as diferentes áreas da profissão!

Engana-se quem pensa que todos os arquitetos fazem a mesma coisa. Assim como outras profissões, existe um leque de opções de trabalho para os formados em arquitetura. No entanto, o objetivo principal de qualquer escritório de arquitetura em São Caetano do Sul e em todas as regiões é desenvolver espaços funcionais, confortáveis e, claro, bonitos!

A pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Instituto Datafolha apontou que 87% dos profissionais trabalharam com projetos de arquitetura nos últimos dois anos, 68% com arquitetura de interiores e 64% com execução de obras.

Conheça alguns dos ramos da arquitetura:

Arquiteto de projetos

Essa é área que as pessoas pensam quando falamos nessa profissão. Fazer projetos de arquitetura residencial, comercial, corporativa é com eles! Os arquitetos de design de um escritório de arquitetura em Santo André ou em qualquer outro lugar é responsável pelo planejamento do ambiente.

Para isso, eles buscam informações sobre o espaço, conversam com os clientes e iniciam o projeto. Geralmente, os profissionais fazem desenhos simples com mão em um primeiro momento e depois começam a trabalhar com softwares, fazendo um projeto residencial em 3D, por exemplo.

Os arquitetos desempenham um papel muito importante, uma vez que os projetos de arquitetura comercial, por exemplo, planejam o espaço pensando nas necessidades do cliente. Com o projeto, é possível ter uma visão de como ficará a obra finalizada.

Urbanismo

Outra área é a do urbanismo, ou seja, profissionais trabalham com planejamento de bairros, cidades e regiões. O objetivo é criar um espaço onde os habitantes tenham conforto e qualidade de vida, lembrando que o planejamento urbano está ligado a questões políticas.

Gerenciamento de obras

Um escritório de arquitetura no ABC também pode oferecer o serviço de gerenciamento de obras. Depois de desenvolver projetos corporativos, arquitetos especializados trabalham fiscalizando a construção, garantindo que o projeto saia do papel da melhor maneira.

Assim, esses profissionais verificam se as leis e prazos estão sendo cumpridos, auxiliam na compra dos materiais, ou seja, acompanham de perto o andamento da obra.

Paisagismo

E não são apenas ambientes fechados que os arquitetos projetam, os profissionais também podem trabalhar com paisagismo. Nesta área, eles planejam ambientes abertos, como jardins e fachadas! Unem o meio ambiente e a arquitetura.

 

Design mobiliário

Para os arquitetos que gostam de design de interiores, uma boa notícia: podem trabalhar com design mobiliário. Eles são responsáveis por criar objetos e móveis para deixar os ambientes ainda mais funcionais e bonitos.

Restauro de edifício

Outra área importante é o restauro de edifícios. Os profissionais que trabalham nessa área tem a função de recuperar construções antigas, por isso precisam ter conhecimento em técnicas de reparo.

Luminotécnica

Você sabia que existem profissionais especializados somente na iluminação dos ambientes? A área da luminotécnica trabalha com projetos de iluminação, pensando sempre no melhor para cada espaço.

Já deu para perceber que a arquitetura é ampla, né? A arquitetura empresarial, residencial, comercial, urbanismo e todas as áreas são importantes para os ambientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook