Como é feito o tratamento de esgoto?

Como é feito o tratamento de esgoto?

Você sabia que existem tipos de esgoto? É possível classificar os tipos de esgoto como domésticos, pluviais e industriais. Já os sistemas são classificados como unitário (coleta de esgotos pluviais), separador (separa o esgoto doméstico do industrial) e o misto (recebe o esgoto doméstico e uma parte das águas pluviais).
As principais diferenças entre esses são: custos, quantidade de água recebida e forma de tratamento. As manutenções e serviços como obstrução, podem ser realizados por uma desentupidora !

Constituição de esgotos

  • Domésticos: Os esgotos domésticos são constituídos basicamente por líquido – maior parte (99.9%) e material sólido – matéria orgânica e mineral. Atendem necessidades como descargas, lavagens de roupas, banhos, lavagens de carros, etc. É válido ressaltar que se você tiver problemas de entupimento, procure uma desentupidora de ralo, vaso.
  • Pluviais: Composto pela água da chuva e possibilidade de efluentes, dependendo de condições como clima ou hábitos da população próxima.
  • Industriais: É composto por líquido e material sólido, sendo produzido por indústrias, fábricas, empresas de diversos portes, shopping, lavanderias, etc.

Tratamento de Esgoto

Cada tipo de esgoto é encaminhado a uma estação de tratamento de esgoto específica – já que contém substâncias próprias – através de tubulações das companhias de saneamento básico, ou por coleta particular, serviço que pode ser realizado por uma empresa de desentupidora.
A maior vantagem em optar pelo transporte e manutenções particulares é contribuir com o meio ambiente – após a limpeza da água, ela volta para o meio ambiente ou vira água de reuso.
Mas como é feito o processo?

  1. O lixo sólido é barrado. Para isso, são utilizadas grades para que os sólidos não entrem na estação de tratamento;
  2. Areia e terra são retirados. O processo chamado de “desaneração”utiliza um tubo que impulsiona o ar na água para fazer a retirada;
  3. Decantação primária;
  4. No tanque de aeração, existem bactérias que se alimentam de matéria orgânica, eliminando a sujeira;
  5. Decantação secundária, ou seja, as bactérias se concentram no fundo do tanque;
  6. Depois de tratada, é devolvida aos rios

É importante lembrar que apesar da água passar por todo esse processo, ela ainda contém alguns microrganismos. Assim, ela ainda é clorada e filtrada.

Mas por que é tão importante?

Além de evitar a contaminação do solo e outros problemas ambientais, a coleta e o tratamento de esgoto interferem diretamente na sua saúde e na das pessoas que você convive, porque evitam propagação de doenças – como cólera, amebíase, leptospirose – diminuindo a presença de bactérias e outros organismos patogênicos.
Já percebeu como o tratamento de esgoto é um grande e importante processo, né? Para não sobrecarregar a rede de esgoto, todos devem cuidar do esgoto da sua casa!
Assim, verifique a necessidade de desentupimento de esgoto na sua casa, lembrando de contratar o serviço de desentupimento de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook