Alagamento e o desentupidor de esgoto

Entenda por que ocorre o alagamento de vias públicas

O alagamento é um problema que amedronta as pessoas – principalmente as que vivem em cidades grandes – causam problemas como a perda de materiais pessoais, podendo resultar até mesmo em mortes. Não é simples fazer o desentupimento de rede de esgoto, por esse motivo precisamos saber como evitar tal problema.

De acordo com um estudo feito em 2015 pela Folha de São Paulo, o número de prejuízos causados pela chuva são de mais de 9 bilhões no Brasil, e esse número pode triplicar nos próximos 15 anos se não houver melhorias no planejamento urbano, e consciência dos cidadãos.

Causas

É primordial entender as causas de um alagamento, assim a prevenção fica mais fácil. Saiba as ações que são necessárias antes de contratar um desentupidor de esgoto.

O alagamento/enchente acontece, na maioria dos casos, com a cheia de um rio em períodos de grandes chuvas, com isso, a água do rio transborda e acaba invadindo residências e estabelecimentos.

Ações humanas

As causas estão muitos relacionadas a chuva, um fator natural, porém, está fortemente e diretamente ligada com ações humanas. Como o desmatamento, eliminação de vegetação e a urbanização.

Além disso, a população faz o descarte de lixo de forma inapropriada, esses lixos descartados em vias públicas são arrastados pela chuva, entupindo bueiros e galerias por onde a água deveria passar.

Quando ocorre o entupimento da rede de esgoto residencial, o ideal é chamar uma desentupidora de esgoto para fazer uma limpeza de fossa, por exemplo.

Casas em locais inapropriados

Muitas residências são construídas em locais inapropriados, sem planejamento e licitação. Portanto, antes de decidir onde morar com sua família, certifique-se que o local é apropriado e não corre risco de ser leito de algum rio.

Fatores naturais

A ocorrência de uma quantidade incomum de chuvas, com níveis muito elevados, que podem acontecer por problemas atmosféricos, como o Aquecimento Global ou uma catástrofe climática natural também podem causar alagamentos.

Como evitar

Basicamente, a forma mais eficaz de evitar os alagamentos de vias públicas é viver em harmonia com a natureza. Isto é, dar o devido destino aos lixos, não poluir as cidades e não desmatar. 

A vegetação é responsável por reduzir a velocidade ou “segurar” a quantidade de água da chuva, o desmatamento impede que a natureza faça o papel dela para diminuir os riscos de alagamentos. Portanto, evitar desmatamentos, principalmente em margens dos rios é importante.

Certifique-se que a rede de esgoto próxima à sua casa está limpa, caso não esteja, o desentupimento de esgoto será necessário, e sempre faça a limpeza de fossa periodicamente.

Como uma desentupidora pode ajudar

A maioria das cidades já são muito poluídas devido à ações humanas e à falta de infraestrutura e cuidados que o governo deveria garantir.

Uma desentupidora em São Paulo, por exemplo, que é uma cidade grande registram um grande aumento de chamados em época de chuvas. Elas fazem a limpeza e caça vazamentos de água, são especializadas em desobstrução e limpeza de esgotos residenciais.

Em ruas com enchentes e alagamentos, o lixo da rua pode entrar em contato com o esgoto residencial, podendo causar problemas ainda mais sérios, nesses casos uma desentupidora pode ajudar a evitar esses problemas. 

Viver em harmonia com a natureza é o maior passo que se pode dar para diminuir os alagamentos, que podem causar muito drama à muitas famílias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook