Saiba por que seguir carreira no direito penal

Motivos para seguir carreira no direito penal

Os estudantes de Direito logo ao concluírem a graduação se deparam com inúmeras áreas de trabalho. Entre elas, se destaca o direito penal, cujo objetivo é proteger bens jurídicos ao determinar sanções para punir delitos.

Porém, mesmo que o recém-formado saiba qual o melhor campo da advocacia  para ingressar, surgem diversas dúvidas: por que escolher o direito criminal? como começar na área? 

Saiba mais sobre vantagens para seguir nessa carreira e qual o melhor local de trabalho para você.

Área repleta de oportunidades e diversidade

Primeiramente, é importante ressaltar que diante do cenário que o Brasil enfrenta, não faltam oportunidades aos advogados de direito criminal.

Esse profissional pode atuar tanto em crimes como assaltos, sequestros e assassinatos, quanto com crimes cometidos por empresas, como desvio de dinheiro, por exemplo.

O direito criminalista possibilita trabalhar como advogado ou funcionário público. É um campo muito procurado por oferecer alta remuneração e estabilidade financeira. Juiz, defensor público e promotor de justiça são alguns cargos ofertados neste mercado.

Possibilidades de lutar contra injustiças

Muitas pessoas escolhem a profissão de advogado de defesa criminal pela satisfação pessoal de brigar contra o descomprimento da legislação na execução penal. Essa ilegalidade pode ser por conta de exceder o tempo de prisão do condenado ou restrição de direitos do cliente.

Mercado sempre em crescimento

Além de poder atuar em casos de grande repercussão, infelizmente, sempre haverá crimes. Com isso, o advogado em direito penal ou criminal não perde espaço no mercado de trabalho. 

Esse tipo de direito também é o que oferece a maior remuneração comparado aos demais. Dependendo da função, o salário chega a 150 mil reais.

 

Como ingressar no Direito Penal?

Existem duas opções para aqueles que querem trabalhar como advogado de direito penal: montar seu próprio escritório ou trabalhar em um já existente. 

Se você deseja ter a oportunidade de criar seu escritório, saiba que não é tão complicado quanto parece. Claro que é necessário planejamento e organização, mas referente ao local existem diversas alternativas.

Seu escritório pode ser montado dentro de um já existente, você pode alugar uma sala ou até mesmo fazer home office. Dessa forma, você será seu próprio chefe e você sempre estará trabalhando.

Entretanto, o salário pode não condizer com o tanto que você trabalha e demanda tempo para que sua remuneração atenda às suas expectativas. Assim como também exige muita experiência e construção de imagem para trabalhar em casos com visibilidade pela mídia.

Já trabalhar para alguém tem da mesma forma suas vantagens. Trabalhar em um escritório com outras pessoas experientes na área traz muito aprendizado. Além disso, você construirá seu currículo e permite trabalhar em casos maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook