prescrição_de_medicamentos_enfermeiros_estão_habilitados_para_essa_função

Prescrição de medicamentos: enfermeiros estão habilitados para essa função?

Os enfermeiros são responsáveis por diversas atividades, mas muitas pessoas não sabem que podem prescrever alguns medicamentos. A lei n°7498/86 prevê que os enfermeiros devidamente habilitados podem prescrever medicamentos antimicrobianos em instituições públicas de saúde.

Isso agrega ainda mais importância ao curso de enfermagem e especializações como curso de enfermagem do trabalho, auxiliar e técnico de enfermagem, etc.

Também atribui maior responsabilidade aos profissionais desse segmento que integram equipes de unidades públicas e privadas de saúde, os quais já são responsáveis por preparar os pacientes e amparar os médicos em consultas e nos exames, além de prestar cuidados especiais – como, por exemplo, fazer curativos.

Em quais circunstâncias isso pode acontecer?

Vale destacar que os enfermeiros podem prescrever esses medicamentos quando fazem parte de uma equipe médica – seguindo as orientações do Programa de Saúde Pública ou regimento interno da instituição de saúde que representa.
Entendemos então que o enfermeiro pode ser prescritor após um diagnóstico realizado por médicos (em especial o líder responsável pela equipe do enfermeiro em questão).
Sem vínculo do profissional com alguma equipe médica ou sem o diagnóstico de médicos habilitados, as prescrições de enfermeiros não são válidas.

Como se tornar um enfermeiro?

Para atuar como enfermeiro, é preciso realizar um curso enfermagem – uma vez que a profissão é regulamentada por lei. Depois, é possível se especializar em áreas diferentes dentro do segmento. Também é possível optar apenas pelo curso técnico de enfermagem em uma escola de técnico de enfermagem.

Geralmente os cursos para técnico de enfermagem ou curso técnico de enfermagem do trabalho possuem preços mais acessíveis se comparados ao valor da mensalidade de curso de enfermagem com bacharel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook