aparelho auditivo crianças

Crianças com aparelho auditivo: dicas e cuidados

A perda auditiva entre crianças exige cuidado e responsabilidade dos pais. Os aparelhos auditivos são dispositivos que ajudam as pessoas a ouvirem melhor e, consequentemente, aumentam a qualidade de vida. Continue lendo para saber como ajudar seu filho com acessórios para aparelho auditivo, limpeza auditiva e outras dicas.

Se já é difícil para um adulto se adaptar com um aparelho, imagina para uma criança! Por isso, a atenção dos pais ou responsáveis é essencial nesse processo. Usar desumidificador de aparelho auditivo, tirar em certos momentos e tudo o que envolve os dispositivos também é um mundo novo para os pais.

Siga as orientações do médico

Para que os pais entendam mais sobre o funcionamento dos aparelhos, como eles devem ser usadas, por quanto tempo e outras questões, é preciso consultar o médico. É o especialista quem irá diagnosticar o seu filho e recomendar ou não o uso de aparelhos.

Sendo assim, tire todas as suas dúvidas sobre o uso com ele. Crianças pequenas podem não entender muito bem o que está acontecendo, por isso você deve ter todas as informações para tentar tranquilizá-lo. 

Caso você ainda não tenha levado seu filho para uma consulta e a criança apresenta sinais de problemas na audição, é recomendado levar o quanto antes.

Anote o tempo de uso do aparelho auditivo

Cada caso é único, por isso os médicos estudam o quadro da criança e determinam um tempo para o uso do aparelho. Por isso, os pais devem anotar o horário em que a criança colocou o dispositivo e que horas tirou. Assim, você terá um controle certo e poderá mostrar ao médico.

Faça a limpeza correta

Crianças menores ainda não são capazes de fazer a limpeza aparelho auditivo. Mesmo as maiores ainda precisam de ajuda. Pergunte para o seu médico as marcas mais confiáveis de kit de limpeza auditiva para não ter problemas, além de orientações para fazer o processo.

Existem muitos modelos de aparelhos no mercado, por isso é dificil dizer como deve ser feito a limpeza. Consulte o médico e o fabricante para evitar danos ao aparelho e à saúde do seu filho.

Também destacamos que a compra do dispositivo precisa ser feita com muita atenção e cuidado. A compra de baterias para aparelhos auditivos pode parecer apenas um detalhe, mas que também faz diferença. Fique atento!

Encoraje o seu filho a usar

Algumas crianças lidam melhor com a necessidade de usar o aparelho, outras não. Ninguém melhor do que você para conversar com o seu filho e explicar a importância do dispositivo para a audição. É importante que os responsáveis passem confiança aos pequenos.

Também encoraje a criança a manter relações com outras pessoas, mesmo sabendo que pode não ser tão fácil. 

Dê responsabilidades com o tempo

Usar aparelhos auditivos precisa de responsabilidade. Ao longo do tempo e de acordo com a idade da criança, dê algumas responsabilidades para o seu filho. Colocar e tirar sozinho, trocar pilha para aparelho auditivo, guardar corretamente e outras ações vão fazer parte do dia a dia mais para frente. No entanto, esteja sempre prestando atenção nas atitudes para que a criança não tenha problemas com o dispositivo.

Outras dicas

Além de cuidar dos acessórios para aparelho auditivo, há outras dicas para os pais de crianças com deficiência auditiva:

  • fale com a criança em tom normal;
  • elogie quando o pequeno ouvir corretamente ou quando cuidar do seu aparelho;
  • converse com a criança sobre a audição;
  • trate o seu filho da mesma maneira;
  • deixe claro para a criança que a perda auditiva não diminui as qualidades da sua personalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook