A impressora é um aparelho muito importante. Saiba quais são os cuidados que você deve tomar!

Cuidados com a sua impressora

A maioria das pessoas que tem uma impressora em casa ou no trabalho já se deparou com algumas falhas que apresentam ao decorrer do tempo. Entretanto, o que poucos sabem é que essas falhas geralmente são consequências dos nossos maus hábitos ao imprimir algo.

Para garantir seu funcionamento e que dure mais tempo, é preciso mudar esse comportamento e também criar o hábito de realizar manutenções periódicas na impressora e copiadora com profissionais especializados.

Limpar por dentro

Sempre escutamos que é preciso realizar a limpeza por dentro das impressoras, entretanto, não existe nenhum relato que os fabricantes realmente recomendam este tipo de cuidado. Os componentes são extremamente delicados, podem ser danificados e sofrer danos permanentes, por isso, qualquer procedimento que precise ser realizado tem que ter o auxílio de profissionais.

As únicas peças que podem ser retiradas para limpeza são os cartuchos de tinta e o rolete coletor dos modelos de impressora a laser. O pano utilizado não pode soltar fiapos e o produto utilizado tem que ser apenas álcool isopropílico ou água pura.

Lembre-se, esse procedimento só pode ser feito com o equipamento desligado da tomada, independente se o modelo for de uma impressora jato de tinta, ou uma impressora colorida a laser.

cuidados com a impressora

Tomar cuidado é muito importante para prolongar a vida útil da impressora. Foto: Pixabay


Quantidade de papel na bandeja

Para otimizar o tempo, costumamos colocar bastante papel na bandeja para realizar as impressões. Por conta da umidade, os papéis sofrem danificação e são os maiores causadores de problemas relacionados com atolamentos das impressoras.

Por isso, quando for imprimir, coloque somente a quantidade de papel necessário que utilizará naquele momento, uma ação simples e que fará total diferença para aumentar a vida útil das impressoras multifuncionais.

Os problemas com papel atolado também podem ser ocasionados por outros motivos, mas independente do motivo, nunca puxe a folha com força para desobstruir o local.

Use somente os dedos para puxar o papel, devagar e obedeça o sentido de saída da folha. Caso não consiga por um sistema do próprio modelo, não desparafuse a impressora nem force a saída do papel.

Para modelos de impressora laser, o ideal é tirar os cartuchos toner e no caso da impressora jato de tinta o próprio modelo possui uma porta traseira para facilitar a retirada dos papéis sem danificar o aparelho.

Ligar e desligar

Por conta da pressa e muitas vezes pela rotina, o desligamento das impressoras são feitos de forma incorreta, tirando-as diretamente da tomada sem esperar que ela desligue completamente.

Durante o processo de desligamento pelo botão, o cabeçote da impressora vai para uma posição específica, a qual permite que a tinta seja depositada corretamente no papel. Ao desligar a máquina na tomada direto, a peça pode ficar no meio do caminho.

Para não apresentar falhas, recomenda-se também que ligue esse equipamento pelo meno uma vez por semana e realize pelo menos uma impressão para a tinta não secar e/ou os cartuchos não serem danificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook