Diego Forlán Corazzo nasceu em Montevidéu, no dia 19 de maio de 1979. É um futebolista uruguaio que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Cerezo Osaka.
Além do título de melhor jogador da Copa do Mundo de Futebol de 2010, é também o jogador com mais partidas disputadas na história da Celeste, e ainda detém o recorde de maior goleador da seleção uruguaia.
É filho de Pablo Forlán, ex-jogador, que também defendeu não só a Seleção Uruguaia, nos anos 1960 e 1970, e foi ídolo no Peñarol, no São Paulo e no Cruzeiro.
Forlán estreou como profissional aos 18 anos no Independiente da Argentina, de onde foi para o Manchester United após marcar 40 gols em 91 jogos. Na Inglaterra, ele não rendeu o esperado e, apesar de obter três títulos, foi para a Espanha defender o Villarreal.
Na Espanha, chegou ao auge: na primeira temporada, 25 gols foram suficientes para conquistar a artilharia e receber a Chuteira de Ouro da UEFA, prêmios que repetiria na campanha 2008/09, então com os 35 gols que marcou com o Atlético de Madri.
O primeiro contato de Forlán com a Celeste ocorreu na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Nigéria 1999, com um gol marcado. Víctor Púa o escalou pela primeira vez na seleção principal em 2002, e meses depois Forlán disputou a sua primeira Copa do Mundo da FIFA, anotando um gol no único jogo que disputou.
Forlán atingiu o auge da carreira em terras sul-africanas, onde ganhou a Bola de Ouro adidas. Os cinco tentos que anotou ajudaram o Uruguai a chegar ao quarto lugar, melhor desempenho desde o México 1970.
Feito por Marília Rocha
Camisas 10 da Copa do Mundo 2014 – Diego Forlan
VEJA IMAGENS: