vida-util-sofa

Hábitos que podem encurtar a vida útil do seu sofá

Os sofá são um dos principais itens em uma residência e sabemos que o investimento neste móvel não é tão barato como gostaríamos. Por este motivo, medidas preventivas para aumentar o tempo de vida útil do estofado são sempre bem-vindas e saiba que não estamos falando apenas da higienização de estofados.

Minimizar a possibilidade de danos em um sofá, além de aumentar a vida útil do seu móvel, vai fazer você economizar uma grana com reparos nos tecidos, molas e estrutura, sem contar que sua sala ficará sempre bonita e bem decorada.

Mas alguns hábitos do nosso dia a dia, acabam tendo efeito acumulativo no estofado, e sem percebermos, nos tornarmos os responsáveis por fazer com que este móvel dure menos.

Para saber quais hábitos do cotidiano encurtam a vida útil do seu sofá, continue lendo nossa matéria:

Lavar por conta própria

A lavagem de estofados deve ser feita periodicamente, a cada 6 meses, mas sabemos que acidentes acontecem, e por vezes, é necessário remover uma sujeirinha ou outra do tecido.

No entanto, muita gente acaba utilizando algumas misturinhas que prometem limpar sofá de um jeito milagroso. Acontece que cada tipo de tecido requer cuidados especiais em como limpar sofá. Inclusive, os fabricantes dos estofados fixam uma etiqueta no móvel com recomendações claras sobre  regras de como lavar sofá de tecido.

Ao fazer a limpeza de sofás por conta própria, você pode deixar o tecido e espuma molhados ou até desbotados – favorecendo o apodrecimento, proliferação de fungos e rasgos.

Luz solar direta

Os raios solares são aliados da decoração, pois atraem a atenção para determinado ponto do ambiente, mas na sala é preciso ter cuidado especial com a incidência direta sobre os tecidos.

Sofás de couro devem ficar sempre na direção oposta à claridade, para que não apareçam rachaduras. As fibras naturais de algodão e linho também ficam mais suscetíveis ao surgimento de desbotamentos.

Pular na estrutura

Quem tem criança em casa certamente já passou pela situação de precisar chamar atenção por pulos em cima do sofá.  Sem dúvidas, este hábito compromete e muito a durabilidade das molas e também a estrutura do móvel.

Adiar a impermeabilização

A lavagem e impermeabilização de sofás têm papel fundamental na vida útil do móvel, mas infelizmente há quem fique postergando a contratação de  uma empresa de lavagem de estofados e impermeabilização.

A impermeabilização de sofás impede que gotículas de água penetrem nas fibras do tecido, reduzindo consideravelmente as chances de manchas e necessidade de  uma limpeza de estofados  caseira.

Sem dúvidas, contratar uma empresa de limpeza de estofados compensa muito mais do que precisar trocar de móvel. Por isso, quando for procurar onde lavar sofá, seja criterioso na escolha da lavanderia, uma vez que você vai entregar nas mãos dela a durabilidade de um móvel tão importante dentro de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook