Dicas para se comunicar bem com a imprensa

Dicas para se comunicar bem com a imprensa

Sem dúvidas, ser porta-voz de uma empresa é uma tarefa que exige grande responsabilidade, mas o auxílio de uma assessoria de imprensa e o treinamento media training são ferramentas que podem ajudar a transformar qualquer experiência com a imprensa um pouco mais agradável.

No entanto, para conseguir alcançar bons resultados é preciso estar aberto para ouvir feedbacks e seguir o direcionamento dos profissionais da agência de assessoria de imprensa.

 

Key Message 

Para ser um bom stakeholder, ou porta-voz, é preciso ter na ponta da língua as key messages da empresa. As key messages são as mensagens-chaves de sua empresa, isto é, aquelas que guiam a organização na comunicação consolidando as principais ideias de marca, produto e serviço.

Conhecer a fundo a missão, visão e valores do seu negócio fará enorme diferença para imprimir a identidade da marca em qualquer tipo de comunicação de forma estratégica.

 

Confie em sua assessoria de imprensa

Confiar e buscar auxílio na assessoria de imagem com sua equipe de assessoria de imprensa antes de dar qualquer tipo de entrevista garante mais chances de sucesso em um comunicado público.

Neste caso, o profissional assessor de imprensa, que por vezes é um jornalista que também trabalha com assessoria em marketing, será capaz de prever a eficiência da comunicação através de simulações e preparo de respostas para perguntas delicadas.

 

Alinhe seu discurso 

Analise com qual público o veículo que vai te entrevistar se dirige.  A intenção é adequar o discurso para que seja estabelecida uma comunicação plena aconteça sem ruídos.

Em caso de estar falando com um público que requer uma linguagem mais técnica utilize termos e explicações mais detalhadas para enriquecer seu produto e trabalho.

Agora, se precisa falar com um público com linguagem mais informal, utilizar certos termos pode fazer com que você se torne incompreensível.

 

Sempre dê retorno ao jornalista

Por mais que sua empresa esteja passando por uma crise, é fundamental manter boa relação com os jornalistas e a opinião pública em geral. Se o assunto a ser tratado em questão for delicado, peça ao assessor de imprensa formalizar por e-mail uma nota ou negar a possibilidade de entrevista.

 

Prepare-se para a entrevista 

Ao receber a solicitação de uma entrevista, pergunte sobre qual o assunto será tratado e se possível, peça para o jornalista enviar as questões antecipadamente para que você possa se preparar. Tenha na ponta da língua ou anotações dados e palavras-chaves para conseguir montar contra argumentos quando for o caso.

 

Tenha um discurso assertivo 

Nada de rodeios nas respostas. Vá direto ao ponto e olhe no olho do seu entrevistador. Em caso de erro na divulgação de algum dado ou informação, corrija assim que perceber e aja com naturalidade. Isso fará com que seu discurso ganhe confiabilidade.

Saber se comunicar com a imprensa é requisito para ser um bom porta-voz, mas não se preocupe, se você ainda não adquiriu este atributo de falar bem em público e com a imprensa, procure por uma empresa de assessoria e solicite o treinamento de mídia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook