locação de cone de sinalização

Saiba tudo sobre as especificações técnicas para uso de cones de sinalização

Você está precisando realizar a locação de cone de sinalização, mas não faz ideia como escolher? Calma! Esse sentimento de confusão é totalmente normal se você começa a pesquisar sobre esse acessório de segurança, afinal, são muitas normas e regras que é preciso seguir para sua utilização, e vai depender para qual finalidade é sua instalação.


Cones de sinalização não é só para organizar o trânsito?


Se assustou quando falamos para qual finalidade? O cone de sinalização pode ser usado para diferentes segmentos, mas uma coisa é certa, ele é um acessório que pretende sinalizar algo ou alguma coisa. Sendo assim, independente do local de utilização, ele é utilizado para sinalizar.

Veja um exemplo de utilização: Desde Março de 2020 fomos surpreendidos com a pandemia protagonizada pelo novo coronavírus, logo que o primeiro caso foi confirmado no Brasil, em pouco tempo foi se espalhando e se iniciou a quarentena como forma de contenção.

Agora, você pode estar pensando: “O que o aluguel de cone de sinalização tem ligação com isso?”. A vacina contra gripe H1N1 acontece no mês de Abril, mas esse ano foi adiada para pessoas com idade acima de 65 anos por serem mais frágeis a ambas doenças. Dessa forma, para que não tivessem que entrar em um local de saúde que é propício à contaminação, fizeram o famoso e de sucesso esquema de cones de sinalização para direcionamento de drive thru.

Pensando em atender os idosos com todo cuidado, segurança e preocupação, os profissionais de saúde acharam uma forma de protegê-los ainda mais do vírus Sars Cov 2 que pode ser fatal para maioria deles. Com a organização de simples cones de sinalização de trânsito foi possível direcionar os mesmos para que tomassem a vacina sem ter que sair do carro.


Normas sobre o uso do cone de sinalização


O Boletim Técnico Cone NBR 15071 é a norma brasileira que determina as características obrigatórias que o aluguel de cone de sinalização padrão deve possuir para que seja adequado. Além disso, a NBR também estabelece as boas práticas sobre guarda, manutenção e higienização do produto.

Segundo a NBR, a locação de cone de sinalização deverá:

  • Possuir as dimensões dadas na tabela; 
  • Não sofrer alterações com intempéries;
  • Não deve tombar quando aplicada uma carga de 6,0N;
  • Deve possuir estabilidade ao calor sem sofrer alterações;
  • Faixa refletiva flexível, sem apresentar rachaduras;
  • Entre outros.

Algumas outras normas se unem a essa para garantir a obrigatoriedade do mesmo, como por exemplo, a NBR 9735 que tem como objetivo único e principal proteger a saúde e segurança física dos trabalhadores que atuam com transporte de cargas pesadas.


As cores dizem muito sobre o cone de sinalização

 

Os super cones para bloqueios de via na cor laranja com as faixas brancas, prateadas ou refletivas, são utilizados para sinalizações móveis. Ou seja, para sinalizar um perímetro que não seja fixo. Ou seja, para chamar atenção de alguma manutenção ou situação que esteja acontecendo de maneira temporária. 

Já os cones pretos com as faixas amarelas são mais utilizados para sinalizações fixas. Ou seja, para sinalizar locais ou situações que não precisarão ser mudados ou que não sofrerão alteração nos próximos momentos. 

Observe qual a necessidade de utilização e entenda a diferença dos equipamentos, bem como, cavaletes de sinalização e cones, converse com um profissional de uma empresa de cone de sinalização e realize o aluguel do seu de acordo com a sua necessidade e sempre respeitando as leis e normas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook