Tipos de aço e suas aplicações

Tipos de aço e suas aplicações

O aço é um material durável que com o passar do tempo ganhou muita usabilidade em diversos setores.  Ele é composto por ferro e ligas de carbonos, mas também pode ser incrementado com outras propriedades, gerando assim diversos tipos de aços, com banhos e características diferentes, como as chapas de aço, chapa de aço galvanizado entre outros.

Confira os tipos de aço e suas características e saiba em quais locais eles podem ser aplicados, continue lendo.

 

Aço Carbono

O aço carbono é a mistura do ferro com carbono, cujo percentual é inferior a 2,11%. Geralmente, é possível encontrar na chapa de  aço carbono, resíduos de manganês, fósforo e silício, ainda que a quantidade desses elementos não sejam suficientes para alterar as características deste aço.

O teor das ligas de carbono podem variar, e neste sentido, as variações do aço carbono também adquirem diferentes classificações conforme seu percentual. Confira:


Aço de Carbono Ultra Baixo – menos de 0,015%;
Aço de Carbono Extra baixo – entre 0,015% e 0,05%;
Aço de Baixo Carbono –  entre 0,05% e 0,20%;
Aço de Médio Carbono – entre 0,20% e 0,49%;
Aço de Alto Carbono –  entre 0,50% e 2,11%.


Os aços carbonos dão origem as chapas de aço xadrez que são utilizadas em pisos antiderrapantes, bases de máquinas, rampas e chão de ônibus.

 

Aço Liga

Assim como o aço carbono, que dá origem às chapas de aço laminado a quente, o aço liga também recebe adição de carbono e outros elementos que, necessariamente, alteram as propriedades químicas e mecânicas do aço, sendo eles: vanádio, tungstênio,  níquel, cromo, molibdênio, manganês e silício.

Cada tipo de elemento é aplicado e dosado de acordo com o uso que será feito do aço.

 

Geometria dos Aços 

Os  aços também são divididos de acordo com sua geometria. Os aços estruturais são utilizados no setor de construção civil, possuem alta resistência  e aderência ao concreto.

Por sua vez, os aços de fundição, ou rolos de aço são usados para a produção de peças de aço fundido. Os aços para molas possuem elevado limites de elasticidade e suportam grandes pressões sem ficarem deformados. Por último, os aços para usinagem são os aços de construção mecânica, ideais para engrenagens, rolamentos, etc.

Com diferentes possibilidades de aplicações e características diversas, nossa recomendação final é  procurar por bons parceiros e fornecedores ao adquirir bobinas de aço  ou retalhos de aço. Dessa forma, você garante produtos de qualidade com ótimo acabamento e entrega dentro do prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook