beneficios-da-nataçao-infantil-para-o-seu-filho

Conheça 5 motivos para investir na natação infantil

A natação é um esporte capaz de ativar todas as áreas do corpo humano. Tanto o movimento dos músculos, quanto o controle da respiração, fazem com que o corpo e a mente desenvolvam maiores habilidades psicológicas e motoras. Por isso a natação infantil é recomendada pelos especialistas.

O ideal é que a partir dos 6 meses, quando o bebê começa a enrijecer o corpo, as aulas de natação sejam iniciadas. Investir nesta prática desde cedo contribui para o crescimento saudável do seu filho. 

Depois de alguns anos na natação infantil a criança passa a adquirir uma consciência de atleta, e então outros esportes podem ser introduzidos, como o ciclismo.

O importante é tentar engajar ao máximo a criança durante a prática de mergulho e natação. Invista também em um vestuário e acessórios adequados.

Conheça agora os 5 benefícios da natação infantil.

1. As crianças desenvolvem autoconfiança

Muitos pais não colocam o filho em uma escola de natação infantil porque têm medo do risco de afogamento. Em muitos casos, quando a criança ainda é muito pequena e não sabe nadar, a insegurança aumenta.

Porém, saiba que iniciar a natação infantil tem como objetivo que a criança desenvolva a independência. Na água, ela vai aprender a nadar e fazer de tudo para mostrar que sabe. Com isso a criança cria autoconfiança e em poucos meses, faz tudo sozinha.

2. Natação infantil previne problemas de saúde

A natação infantil é uma prática que desenvolve a capacidade respiratória das crianças, contribuindo para uma melhor oxigenação do corpo. Outro sistema afetado é o imunológico, que se torna muito mais resistente.

Além disso, para crianças que sofrem com a obesidade, a natação é um exercício físico capaz de melhorar o condicionamento, trabalhando todas as partes do corpo.

3. A natação promove a sociabilidade das crianças

Em um ambiente com várias crianças, é improvável que uma delas se sinta sozinha. Além de fazer bem para o corpo, a natação infantil ainda ajuda crianças muito tímidas a desenvolverem o senso social.

Durante a natação em grupo elas aprendem a competir e a celebrar os avanços dos colegas. Por isso é importante incentivar o seu filho no desenvolvimento desta prática com roupas de natação e máscaras de mergulho. Tenha a certeza de que ele será um adulto muito melhor.

4. Natação melhora o desenvolvimento cognitivo

Crianças que praticam a natação infantil são muito mais focadas, apresentam melhor desempenho em provas e se expressam muito melhor. Isso porque nadar é um exercício capaz de expandir as células cognitivas do cérebro.

5. As crianças dormem melhor

Se o seu filho tem problemas para dormir e é sempre difícil fazê-lo desligar e ir para a cama, investir na natação infantil pode ser uma saída. A natação contribui para o relaxamento do corpo e ainda gasta as energias dos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *