Pelos encravados na barba: o que fazer e como evitar?

Pelos encravados na barba: o que fazer e como evitar?

Os pelos encravados incomodam e muito, principalmente quem quer deixar a barba crescer. É importante saber sobre esse assunto, porque não adianta querer fazer a barba crescer e não se procurar em como deve cuidar da pele ao mesmo tempo!

Mesmo quando os fios da barba encontram dificuldade em romper a superfície da pele, o crescimento ainda continua. Assim a ponta do fio acaba se curvando e penetra o folículo piloso e pode acabar causando coceira, dores, vermelhidão e formar as famosas “bolinhas” no rosto que incomodam em questões estéticas. 

O problema é que o uso de lâminas para manter o desenho e estilo de barba desejado pode piorar a situação porque podem agredir essas áreas que já estão sensíveis e causar reações inflamatórias, evoluindo para foliculite! 

Além disso, outra causa que favorece o aparecimento de pelos encravados é falta de cuidados com a pele, já que com a troca de pele as células mortas acabam se acumulando e essa sujeira também contribui para a obstrução dos poros, consequentemente fica mais fácil de encravar pelos. 

Entendemos então que o excesso de oleosidade, acúmulo de células mortas e falta de cuidados ao se barbear são as causas mais comuns para que os pelos encravados comecem a aparecer. Outras causas mais esporádicas são muito suor constantemente sem a limpeza adequada depois, uso de curativos por períodos longos, lesões, alterações de hormônio, pelos enrolados ou mais crespos e baixa imunidade! 

Quais são as práticas que podem ajudar a não encravar pelos?

A primeira dica para evitar pelos encravados é bem clara! Comece a cuidar da limpeza diária tanto da sua pele quanto da sua barba, usando produtos de kit de barba (como o shampoo para barba para limpar e a pomada para barba para alinhar e hidratar) e cosméticos para a pele como esfoliantes e sabonetes faciais anti-oleosidade. 

Outra questão é começar a visitar uma barbearia de confiança, que tenha barbeiros especialistas e disponibilize os melhores produtos tanto para utilizar durante o atendimento quanto para vender. Por exemplo, quando você for a barbearia vai poder comprar o mesmo kit de shampoo para barbas que usaram em você no estabelecimento para usar em casa diariamente! 

Quando começar a ir periodicamente na barbearia vai perceber a diferença em sua pele e na sua barba, tanto em questões estéticas quando na prevenção para pelos encravados e inflamações, porque os profissionais responsáveis pelo serviço sabem exatamente como cortar a barba sem perder o desenho de sua preferência e nem causar danos a pele ao ponto de encravar pelos! 

Além disso, você também deve evitar ficar passando a mão na barba e/ou coçando, porque esse hábito faz com que sua mão deixe a barba mais oleosa e o ato de coçar causa atrito aos fios – o que pode rompê-los e prejudicar o crescimento dos pelos novos. 

Como encontrar uma barbearia?

Quando decidir frequentar uma barbearia, procure um estabelecimento próximo a sua residência ao seu trabalho ou residência fazendo uma pesquisa específica, como por exemplo digitando “barbearia em Bauru” ou “telefone barbearia em Bauru” no campo de busca de algum site que costuma fazer pesquisas.

Não se esqueça de analisar as opções com cuidado, percebendo quais são mais interessantes para você em relação a diferenciais e qualidade de atendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *