Entenda como a alimentação influencia a saúde mental

Saiba a relação entre alimentação e saúde mental

É evidente  que a alimentação influencia na saúde. Aderir uma dieta balanceada diminui riscos de diversas doenças, além de melhorar o sistema imunológico.

Atualmente, pesquisas estão buscando também relações entre a alimentação e saúde mental e como alguns nutrientes auxiliam no tratamento de doenças mentais.

Alguns estudos, inclusive, já comprovaram que pessoas que seguem dietas sem gorduras saturadas e açúcares possuem menor risco de depressão no futuro.

Portanto, saiba quais são os nutrientes que você deve investir na sua alimentação e como eles podem ser um tratamento natural para depressão e ansiedade.

Ômega 3

O ômega 3 é uma gordura que reduz inflamações, controla colesterol, é benéfico para a memória e apresenta inúmeras vantagens para a saúde. Além disso, os baixos níveis do ômega 3 podem estar relacionados à doenças como depressão e esquizofrenia.

Ele pode ser encontrado em formato de cápsulas, mas também estão presentes em alimentos como: 

  • Sardinha;
  • Atum;
  • Bacalhau;
  • Salmão;
  • Chia;
  • Linhaça.

Vitaminas C e D para saúde mental

A vitamina C é um antioxidante que contribui para a imunidade, conhecido por amenizar os sintomas da gripe e do resfriado. O déficit desta vitamina pode acarretar em indisposição e sintomas de depressão e ansiedade. Ela pode ser encontrada em:

  • Frutas cítricas- laranja, limão e abacaxi;
  • Verduras no geral;

Já a falta da vitamina D está relacionada com doenças como depressão e esquizofrenia. Sua principal fonte é luz solar e traz benefícios para o coração, ossos e músculos. Ela pode ser a chave para um potencial tratamento alternativo para depressão. Mas, também pode ser encontrada em:

  • Leite;
  • Peixes;
  • Ovo;
  • Fígado.

Flavonoides ajuda no tratamento de depressão

Além de possuir propriedades antioxidantes, hormonais e anti-inflamatórias, ele pode ajudar na redução do estresse. Algumas pesquisas de medicina ortomolecular afirmam que eles ajudam no tratamento de depressão e esquizofrenia. Os alimentos ricos em flavonoides são:

  • Suco de laranja;
  • Cereais;
  • Café;
  • Vinho tinto;
  • Frutas;
  • Verduras;
  • Cereais.

Vitaminas B3 e B6

A vitamina B3 tem um papel fundamental na melhoria da circulação sanguínea, enquanto a B6 previne a anemia. Mas, a deficiência no organismo de ambas podem provocar depressão e confusão mental. Os alimentos ricos dessas vitaminas são:

  • Leite;
  • Ovos;
  • Banana;
  • Aveia;
  • Frango;
  • Peixes;
  • Batata-doce.

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