Descubra quais são os direitos do consumidor no delivery

Descubra quais são os direitos do consumidor no delivery

Em tempos de coronavírus, ir até o restaurante para comer não é mais comum. Agora, a comodidade e segurança são valorizadas, fazendo com que as pessoas prefiram pedir comida para entregar em casa. Mas quais são os direitos do consumidor no delivery?

Com certeza, você deve ter pedido comida por aplicativos de delivery nesta quarentena. O levantamento da Corebiz aponta o aumento de 77% nas compras de alimentos por entrega na primeira quinzena de março.

Imagine que você pediu a pizza que mais gosta no estabelecimento que tanto ama, mas o pedido veio errado. Já passou por essa situação? O que fazer? Essa e outras dúvidas surgem quando passamos por algum problema relacionado ao consumo por delivery. 

Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre direito do consumidor restaurante na entrega por delivery:

Meu pedido veio diferente do que solicitei, o que fazer?

Esse é o caso do exemplo citado acima. A frustração vem logo quando abrimos a embalagem e nos deparamos com um prato diferente do que estávamos esperando, não é? 

Devido à raiva (e fome) do momento, muitas pessoas já querem resolver o caso com advogado consumerista, órgãos de proteção ao direito do consumidor. No entanto, o mais recomendado é tentar resolver o problema de forma amigável com o estabelecimento.

Entre em contato com o restaurante e explique a situação. A empresa deve entregar o produto conforme a solicitação do cliente ou cancelar o pedido, devolvendo o dinheiro.

Meu pedido está demorando muito para chegar, já passou do prazo de entrega. O que fazer?

Quando estamos com fome, parece que a comida não chega nunca, né? Por isso, para ter certeza que o restaurante está demorando, confira o prazo de entrega que foi estabelecido no momento da compra. Se realmente já tiver passado do tempo, você pode cancelar o pedido ou não aceitar.

E se a empresa não resolver o problema?

Você informou sobre os problemas com o pedido e a empresa não fez nada? Sabemos que solicitar determinado prato contando com o prazo de entrega e não receber, é uma situação nada agradável. Em casos de eventos, por exemplo, a ação do restaurante pode causar transtornos. 

Nesses casos, escritório de advocacia em Salvador e em qualquer outra região recomenda que o consumidor procure o Procon. Com um advogado de defesa do consumidor, você será orientado sobre o que fazer, uma vez que o profissional faz com o estabelecimento respeite os direitos do consumidor.

Conheça a atuação de um advogado de direito do consumidor

Assim como outros ramos do direito, como direito tributário, os profissionais que trabalham com a defesa do consumidor podem exercer funções diferentes. Um advogado especialista em direito do consumidor trabalha para que os consumidores tenham os seus direitos respeitados.

Ele tem como base o Código de Defesa do Consumidor (CDC), composto pelos princípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook