Por que as áreas molháveis precisam de cuidados especiais?
Diferentemente do que algumas pessoas costumam pensar o mesmo tipo de impermeabilização não deve ser realizado em todos os cômodos e ambientes de uma construção. Isso porque, existem áreas que ficam mais expostas à água, como é o caso dos banheiros, cozinhas, áreas de serviço, terrados e sacadas.
Confira 15 dicas para fazer a impermeabilização de áreas molháveis
- A superfície que receberá a impermeabilização deve estar regulada com um caimento de pelo menos 0,5% em direção aos pontos de escoamento de água.
- Use uma desempenadeira para conseguir com que a argamassa tenha o acabamento desempenado, com espessura mínima de 2 cm. É importante ficar atento a esse passo, uma vez que esse tipo de concreto é um dos mais eficazes para impedir a infiltração em pisos.
- Para que o resultado desejado seja obtido nos rodapés, é necessário umedecer essas áreas, e realizar o arredondamento dos cantos com uma colher de pedreiro, para então, fazer a aplicação do impermeabilizante.
- O arredondamento dos cantos deve ser finalizado com a limpeza do excesso de argamassa. Use uma esponja.
- Para que o entrono dos ralos seja impermeabilizado corretamente, não se esqueça de umedecer a superfície, e fazer o rebaixo dos ralos, de forma que elimine todos os cantos vivos.
- A tela estruturante de poliéster aplicada em ralos e rodapés tem como objetivo elevar a resistência do sistema de impermeabilização às movimentações. Para que isso seja possível, é necessário cortar um pedaço da malha de tamanho suficiente para cobrir tais superfícies. Facilite a aplicação da malha nos ralos com cortes diagonais, em formato de pétalas. Nesse caso, use uma tesoura, ou estilete.
- A primeira demão da emulsão asfáltica deve ser diluída em até 15% de água.
- Aplique o produto na região dos ralos com pincel, trincha ou broxa.
- A tela cortada deve ser colocada sobre a emulsão recém-aplicada.
- Feito isso, não se esqueça de aplicar mais uma camada de impermeabilizante sem diluição.
- Os rodapés também devem contar com o mesmo procedimento. Diferente do que foi realizado no ralo, a tela de poliéster deve ficar entre duas camadas do impermeabilizante. Aplique o produto em uma faixa de 10 cm no piso e de 10 cm na parede.
- A aplicação do impermeabilizante nos banheiros deve ser feita em todo o piso, e nas paredes até 1,2 m de altura no box e nas demais paredes 20 cm acimado piso acabado. Use a emulsão diluída em 15% de água limpa na primeira demão no boxe de chuveiro.
- A segunda demão deve ser aplicada de forma cruzada somente após a secagem, que costuma demorar cerca de quatro horas.
- Não se esqueça de esperar a secagem antes da aplicação da terceira demão de impermeabilizante de forma cruzada.
- Após o processo de sacagem completa que dura cerca de 72h, faça o teste de estanqueidade que serve para apontar que não há nenhum vazamento nos equipamentos ou na tubulação, por exemplo. Feito isso, coloque uma lâmina de água (cerca de 5 cm de altura) sobre a superfície e espere pleo menos 72 horas.
Importância da impermeabilização de áreas molháveis
Além dos problemas relacionados a umidade que foram citados anteriormente, a impermeabilização nas áreas molháveis garantem maior durabilidade na construção e consequentemente faz com que a estrutura seja mais segura, e resguarda a parte estética.
Ao contrário do que acham, a impermeabilização de ambientes não se trata de um “gasto a mais” na obra, mas sim de um investimento que garante economia a curto e médio prazo, uma vez que esse procedimento evita a necessidade a realização de manutenções, e reparo de danos.
Entre em contato com uma empresa de impermeabilização.