Fila de espera em estabelecimentos sempre geram dois sentimentos nos proprietários: A satisfação pelo seu empreendimento ser procurado pelos clientes e atingir atendimento máximo, e ao mesmo tempo, aquele medo de que estejam insatisfeitos com a possível demora no atendimento — E agora? Como equilibrar esses dois sentimentos?
Você já ouviu falar em organizadores de fila?
Você provavelmente já foi em algum estabelecimento e viu um organizador de fila, mas esse equipamento é tão discreto que pode até passar despercebido, mas sua falta pode causar uma grande desorganização e promover um grande caos. Por isso, invista neles!
Gerencie o tempo da fila de espera
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2014, em São Paulo (SP), mostrou que 46% dos 805 entrevistados, moradores da capital paulista, enfrentam filas de espera em restaurantes e bares que são melhores enfrentadas com um simples aluguel de delimitador de fila.
O tempo de espera na fila de atendimento é um importante fator influenciador na decisão de compra do cliente. Quanto menor o tempo de espera, melhor a percepção do estabelecimento e maior a fidelização.
Grades de isolamento para estabelecimentos e eventos de grande porte
Eventos de grande porte ou estabelecimentos que atendem um grande público, saber como organizar filas pode ser uma tarefa mais difícil. Nesses casos, um organizador de fila pode não ser o mais indicado, um grande público pede um equipamento maior, nesse caso é mais indicado contar com grade de isolamento.
Treinamentos para equipe
No processo das filas existe um grande impasse. Temos em uma ponta o cliente, que deseja ser atendido em um tempo mínimo possível e do outro lado a empresa, que terá cada vez mais custo para garantir a fluidez — além de investir em treinamentos, é preciso verificar se o motivo da fila é falta de um organizador e ser resolvido com a locação de equipamentos, ou se está no modo em que você está trabalhando.
Seja diferentes dos seus concorrentes
Filas de atendimento são extremamente comuns em diversos locais de atuação, mas como você lida com isso é que dirá realmente como você se preocupa com o seu cliente. Observe os gostos do seu cliente e ofereça mimos para que essa espera seja mais agradável. Muito além de apenas o aluguel de separador de fila e cavalete de sinalização, é preciso inovar. Quem sabe oferecer comes e bebes, cadeiras e até mesmo uma música ambiente para deixar o ambiente mais aconchegante.