Os processos realizados em uma máquina de corte a plasma podem ser utilizados para projetos pequenos, grandes e extremamente variados, como por exemplo, para produção de tubulações, criação de móveis e restauração de carros, por isso, falamos com total certeza que é um equipamento essencial para maioria dos segmentos industriais e oficinas.
O processo de corte plasma corta uma grande variedade de metal e em diferentes espessuras, as mais comuns são: Aço, aço inoxidável, alumínio, cobre, bronze, latão, titânio e inconel. Continue lendo o nosso blog e confira as dicas que separamos para você dominar os processos realizados por uma máquina de corte plasma.
Escolha a máquina de corte ideal para o segmento da sua empresa
Para usufruir 100% dos benefícios que a tecnologia do cortador de plasma tem a oferecer, é necessário tomar alguns tipos de cuidados e somente assim garantir rapidez, cortes precisos e limpos com uma menor zona de calor afetada e possíveis danos na pintura do material.
Existem diferentes tipos de máquina de plasma para corte, e para garantir as qualidades citadas acima é necessário verificar o tipo de equipamento que irá adquirir para o seu empreendimento — verifique o tipo de metal que será cortado, espessuras e agilidade que deseja atingir, converse com o fornecedor antes de fechar a compra.
Tire suas dúvidas e conheça bem o equipamento que irá trabalhar
Após realizar a escolha da máquina de corte a plasma, conheça os consumíveis plasma que compõem o seu sistema, somente assim conseguirá entender como realmente funciona o equipamento e com as nossas dicas realizar um procedimento de máxima qualidade.
Veja 5 dicas para sua empresa e seu funcionários oferecer aos seus clientes a melhor e mais completa tecnologia de corte a plasma:
- A velocidade é o segredo do corte plasma — Quanto mais rápido for seu equipamento, mas limpo e sem rebarbas será realizado o corte, ajuste a máquina para a saída total e varie a velocidade de deslocamento de acordo com a espessura do material.
- Utilize um bocal plasma de arraste — Essa variação de consumíveis de plasma permite que você encoste a tocha de plasma de forma segura mantendo um espaçamento contínuo.
- Cuidado com a angulação — O arco deve estar alinhado com uma angulação de 15 a 20 graus oposto ao sentido de deslocamento em conjunto com a dica de velocidade de acordo com a espessura.
- Faça um teste — Previna-se com possíveis erros, faça uma espécie de corte amostra para garantir que as dicas acima sejam aplicadas de acordo com as características de cada material.
Use anti respingo — Invista em um anti respingo de solda, remover os resíduos com a própria tocha para corte a plasma danifica o equipamento. A partida e a reinicialização constante da tocha de plasma (em níveis além do necessário) também podem reduzir a vida útil dos consumíveis .