1. Para quem não abre mão da organização
Quando se vive em um imóvel, casa, apartamento ou apartamento studio, onde não há paredes para dividir os espaços, é preciso ter sabedoria na hora de decorar. Isso porque ele pode sair rapidamente de “confortavelmente integrado” para “caos generalizado”.
Nesse sentido, é preciso delimitar cada “cômodo” e o seu respectivo propósito para facilitar a organização. E sem a presença de paredes, é possível abusar da criatividade na hora de fazer isso.
Por exemplo, próximo à porta de entrada posicione um pequeno aparador e um mancebo – também chamado de cabide de chão – para identificar o hall. Outra sugestão é colocar uma bancada de madeira entre a cozinha e a sala para delimitar os dois espaços e ter um local onde realizar as refeições.
Tapetes costumam ser úteis para delimitar espaços, especialmente na sala de estar e no quarto. Divisórias de madeira e biombos também. As possibilidades são infinitas.
2. Para quem quer aproveitar o máximo de espaço
Mesa lateral que vira banqueta, armários com escrivaninha retrátil e camas que também são baús. Quando não há espaço sobrando, é preciso pensar duas vezes antes de levar um objeto para dentro de casa. Afinal, cada centímetro conta.
Portanto, em vez de comprar dois móveis separados, por que não comprar um que vira dois?
Outra dica que deve ser levada em conta na hora de procurar por imóveis à venda é a proporção – peças muito grandes vão fazer a sua casa parecer apertada. E não precisa se preocupar se será fácil ou não encontrar peças como sofás com a metragem ideal. Existem empresas que fabricam estofados sob medida, do jeitinho que você precisar.
3. Para quem adora receber os amigos
Noite de jogos, maratona de séries ou uma reuniãozinha com direito à boas risadas. Receber amigos em casa é uma delícia e é possível fazer isso confortavelmente, independentemente se você tem um apartamento compacto ou com ampla metragem.
Os móveis com rodízio, chamados também de nômades, possuem esse poder de migrar de um canto a outro com facilidade – da sala para a cozinha, do quarto para a sala e por aí vai. Essa característica permite que você aumente o espaço da sala, diminua o da cozinha e vice-versa sempre que necessário.
Outro tipo de móvel que vale mencionar aqui são os sofás retráteis e mesas extensíveis. Depois de mexer aqui e ali, basta aumentar o tamanho da mesa para reunir todo mundo em volta da mesa ou no sofá, por exemplo, sem o menor desconforto.
4. Para quem tem muito o que armazenar
Quando se vive em um imóvel compacto, decidir entre o que é realmente necessário ter dentro de casa se torna um hábito. No entanto, ainda assim, algumas pessoas precisam armazenar mais coisas do que outras. É normal.
Os motivos são vários: profissão, hobby, trabalho extra… Não importa. O que interessa mesmo é saber que existem formas de guardar essas coisas de forma inteligente, sem que a casa pareça apertada ou deixe de ser aconchegante.
Prateleiras
A instalação de prateleiras é um excelente recurso de otimização de espaço. Basta preenchê-las com caixas organizadoras ou cestos para que tudo fique armazenado de forma discreta.
Uma dica é optar por prateleiras invisíveis, cujo suporte não fica aparente. Além da utilidade, esse modelo dá sensação de amplitude, pois os apoios não serem visíveis faz com que elas pareçam estar flutuando sobre as paredes.
Por último, não adianta nada guardar tudo em belas caixas organizadoras se não for para manter os itens em seus devidos lugares. Adote a arrumação como parte da sua rotina para que tudo fique sempre em ordem.
De acordo com um estudo feito por Philippa Lally, pesquisadora em psicologia da saúde na University College London, leva 66 dias para que uma atitude vire um hábito. Portanto, a dica é: durante 66 dias mantenha tudo no lugar e no 67º dia isso será automático. Vale a pena testar!
5. Para quem é criativo
Que tal ter uma casa customizável, com uma decoração dinâmica e interativa? Existem alguns truques que podem ser atrativos para as pessoas inquietas, apaixonadas por mudança.
Quadro negro
A cor preta tem o seu espaço no mundo do design de interiores. E a combinação do preto com o branco nunca sai de moda. Por isso, ao ser preenchido, seja com cardápio do dia, receitas ou mural de recados, o quadro negro vira um atrativo elegante e divertido na decoração.
Fazer o seu próprio quadro negro é simples, basta lixar a parede, passar uma mão de tinta específica que permita os rabiscos de giz – normalmente um esmalte sintético fosco – e pronto. Depois de secar é só usar a criatividade. Use pano úmido sempre que quiser renovar os desenhos e informações do quadro negro.
Tinta magnética
Que tal aproveitar um espacinho na parede para reunir as fotos dos momentos mais especiais? Use uma tinta magnética e prenda as fotos usando ímãs. Dessa forma você pode reviver as suas lembranças transformando-as em decoração.
Depois de ler todas essas dicas, é possível concluir que o que define um imóvel como grande ou pequeno não é, definitivamente, a sua metragem. Mas sim a proporção e o bom senso na hora de decorar.
E aqueles que não abrem mão de praticidade podem se interessar por um estilo de apartamento chamado apartamento studio.
Compactos – com espaços inteligentes de 20 a 30m² – esses apartamentos em sp costumam dispor de uma série de serviços oferecidos pelo condomínio. Lavanderia, academia, área de lazer e todo o necessário para quem gosta de aproveitar a vida e não tem tempo a perder.