1. O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada no público-alvo para o crescimento da rede de clientes de uma empresa. Assim, através de conteúdos relevantes, é possível converter as pessoas em potenciais consumidores. Além disso, esse processo pode ser fundamental para o reconhecimento da marca.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo veio para substituir o modo tradicional de fazer publicidade. Antigamente, as empresas costumavam “empurrar” os produtos aos clientes através de anúncios no google. Dessa forma, criava uma relação de desconforto.
Nessa nova estratégia, o foco não é a venda. Nesse sentido, o texto tem o objetivo de solucionar ou esclarecer uma dúvida do usuário. Assim, a aproximação com o cliente é maior e a venda é apenas o resultado desse processo.
2. O que é público-alvo e persona no marketing digital?
Em todo negócio é necessário ter uma persona ou público-alvo. Nem todo mundo sabe, mas existe uma diferença entre ambos.
O público-alvo está relacionado a uma forma generalizada. Nesse sentido, as características apresentadas são mais genéricas, exemplo: “mulheres entre 20 e 40 anos”. Em contrapartida, a persona possui características mais específicas e representa o consumidor ideal, exemplo: “Maria, 37 anos, gerente de marketing”.
3. O que é SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização de sites para conseguir melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. Assim, essa estratégia é essencial para colocar o site da sua empresa entre os primeiros colocados nas pesquisas.
Além disso, é o melhor custo-benefício. Dessa forma, costuma apresentar mais resultados que os anúncios pagos, pois as pessoas não têm o hábito de clicar nos anúncios no topo da página, sempre buscam os sites na primeira página que estão abaixo das publicidades.
4. O que é email-marketing?
O email-marketing é a utilização da plataforma para conseguir aumentar o número de vendas. Assim, você consegue dividir os contatos em categorias (localização, idade, preferências) e fazer os envios automáticos.
Essa foi uma das primeiras estratégias no marketing digital, por isso algumas pessoas acreditam que não rende mais resultados. Em contrapartida, essa pode ser uma excelente opção para o seu negócio, pois o contato é direto e os usuários separados por características. Assim, permite o envio de ofertas personalizadas para cada um.
Os contatos no email-marketing são chamados de leads. Dessa forma, é essencial que eles tenham conhecimento do produto, caso contrário, podem realizar o cancelamento do envio dos e-mails. Assim, é essencial que você não compre lista de contatos, pois são pessoas que não tiveram contato com o seu negócio.
5. O SEO para E-commerce pode ajudar nos negócios?
Essa é uma pergunta feita principalmente para quem quer começar a vender nas mídias digitais. Assim, o SEO para E-commerce pode ser fundamental no seu negócio.
Essa estratégia permite o fortalecimento da marca e a conversão de clientes. Dessa forma, realizando o processo de maneira correta, o público-alvo serão potenciais consumidores.
Em síntese, os negócios estão cada vez mais entrando no mundo digital. Assim, essas dúvidas são apenas algumas entre milhares. Dessa forma, o ideal é realizar uma análise sobre as melhores estratégias para o fortalecimento da sua empresa.