Os pacientes que sofrem de surdez com um processo evolutivo, geralmente costumam entrar em negação, por não querer acreditar que isso poderia estar acontecendo ou por ter aquela segurança de que isso só poderia acontecer com outras pessoas. É aí que se encontra o perigo, e por esse motivo os diagnósticos são cada vez mais duros.
Devemos sempre estarmos em alerta sobre o que o nosso corpo está tentando nos avisar, os pequenos sinais às vezes são pequenas chances de poder tratar algo antes de se tornar irreversível. Afinal, ninguém quer procurar por acessórios para aparelho auditivo nem tão cedo.
Preparamos esse artigo para te ajudar e te manter informado, às vezes uma simples dúvida seguida da informação correta pode ajudar mais do que se imagina.
1. Não aguentar ouvir sons altos
Um dos sintomas é a sensibilidade aos sons, às vezes altos ou não, alguns pacientes afirmam ter essa sensibilidade e intolerância. Falar muito alto pode ser desconfortável para uma pessoa que sofre de perda auditiva, pois alguns sons graves podem ser mais predominantes do que os sons agudos.
2. Dificuldade para entender o que estão falando
Se a pessoa já te repetiu diversas vezes a mesma coisa e mesmo assim você não conseguiu entender direito, já é um sinal, ainda mais se isso acontece frequentemente. Às vezes alguns sons simplesmente desaparecem, como sons de algum ambiente que possui barulhos mais “tranquilos” e suaves.
Se você se inclui como um paciente que já sofre disso e continua com esse tipo de problema, é aconselhável realizar a limpeza do aparelho auditivo.
3. Dificuldade de ouvir vozes femininas
Seja você já portador de surdez ou ainda está com esses sintomas, um dos sinais é ter dificuldades de ouvir vozes femininas, pois muitas delas se incluem em tons agudos na fala. Se vier acompanhado de zumbido, já pode procurar um médico, às vezes de início um protetor de cera já basta.
Mas, se você já tem o diagnóstico da doença, faça a troca da sua pilha para aparelho auditivo.
4. Perceber que está fazendo leitura labial ao invés de apenas escutar
Ter dificuldade de escutar o que a pessoa está falando em um lugar que tenha muitos ruídos, optar por fazer a leitura labial por simplesmente não conseguir compreender o que está sendo dito, é um caso comum de um dos sintomas.
Pode ser feita uma limpeza auditiva na intenção de tentar reverter a situação, ou então, solicitar uma massa pré molde A+B para testar um aparelho auditivo. Se o aparelho for a melhor opção, procure o diagnóstico final do médico.
5. Sintomas depressivos
O estado depressivo pode ser desenvolvido por conta da limitação que é imposta para um paciente que está sofrendo com a perda auditiva. Se sentir impotente dentro dessa situação é normal, afinal, ter tido a experiência de escutar normalmente e depois ir perdendo gradativamente isso, é difícil de lidar.
É aconselhável fazer o tratamento com um médico especialista para começar com um aparelho auditivo e, em conjunto, com um psicólogo para complementar o tratamento.
É importante se atentar aos sinais para evitar que o quadro piore. Procure um médico se você tem a maioria ou todos os sinais citados acima, não deixe para mais tarde!