Todo prática de esporte pode gerar lesões, mas com um bom aquecimento e fortalecimento muscular, aliado a uma boa alimentação, as chances de evitar esses machucados aumentam.
Uma das lesões mais comuns é a contusão. É considerada uma lesão traumática aguda, sem corte, decorrente de trauma direto aos tecidos moles e que provoca dor e edema. Geralmente, não são graves.
Outro tipo de lesão é a luxação. Essa lesão ocorre quando há a separação ou deslocamento de algum osso em relação à articulação, ou a perda do contato entre os ossos. Esse tipo de lesão ocorre muito em jogadores de vôlei, principalmente nos dedos e nos ombros.
A tendinite é outro tipo de lesão comum, não só em atletas, mas em pessoas que costumam fazer esforços contínuos e repetitivos, utilizando os mesmos músculos e tendões (LER – Lesão de Esforço Repetitivo). Geralmente ela acontece devido à falta de alongamento e de fortalecimento muscular. É muito comum acontecer em alguns corredores à chamada tendinite patelar, inflamação que acontece no tendão patelar, localizada no joelho.