Belarus, oficialmente a República da Bielorrússia, é um país sem litoral na Europa Oriental. Faz fronteira com a Rússia para o nordeste, Ucrânia ao sul, Polônia a oeste, e Lituânia e Letônia a noroeste.
Até o século 20, as terras da moderna Bielorrússia pertenceram a diversos países, incluindo o Principado de Polotsk, o Grão-Ducado da Lituânia, a República das Duas Nações, e o Império Russo. No rescaldo da Revolução Russa, o país foi rebatizado como a República Socialista Soviética da Bielo-Rússia (BSSR).
O parlamento da república declarou a soberania da Bielorrússia em 27 de julho de 1990, e durante a dissolução da União Soviética, Belarus declarou sua independência em 25 de agosto de 1991.
Apesar de sua proximidade com o resto da Europa e do Ocidente, Belarus tem os índices mais baixos de democracia da Europa, e o país é rotulado como “não livre” pela Freedom House e “reprimido” segundo o Índice de Liberdade Econômica. Por este motivo, o país é muitas vezes referido como a “última ditadura da Europa”.
Mais de 70% da população de Belarus, que é 9,49 milhões de pessoas, reside em áreas urbanas.
Mais de 80% da população é de etnia bielorrussa, com minorias de russos, poloneses e ucranianos. Um referendo realizado, em 1995, declarou ao país duas línguas oficiais: Bielorrusso e russo.
A Constituição de Belarus não declara uma religião oficial, embora a religião preliminar no país é o cristianismo ortodoxo oriental.
Mapa de Belarus: conheça o país
VEJA IMAGENS DE BELARUS: