A Escócia é uma das nações que integram o Reino Unido.
Ocupa o terço setentrional da ilha da Grã-Bretanha, limita com a Inglaterra ao sul; é banhada pelo Mar do Norte a leste; pelo Oceano Atlântico a norte e oeste; e pelo Canal do Norte e pelo Mar da Irlanda a sudoeste. Além disso, o território escocês, juntamente com a Grã-Bretanha, possui mais de 790 ilhas.
O mar territorial adjacente no Atlântico Norte e no Mar do Norte contém as maiores reservas de petróleo da União Europeia.
A capital do país é Edimburgo, um dos maiores centros financeiros europeus.
O Reino da Escócia foi um Estado independente até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União formalizaram uma união política com o Reino da Inglaterra, de modo a criar o Reino Unido da Grã-Bretanha. A Escócia continua a ter Estado e jurisdição separados para fins de direito internacional.
O direito e o sistema de ensino escoceses, bem como a Igreja da Escócia, têm permitido a continuação da cultura e da identidade nacional escocesas desde a união.
A economia da Escócia é baseada no setor de serviços, principalmente de turismo, serviços financeiros, da educação e da pesquisa tecnológica.
Edimburgo é um dos principais centros financeiros da Europa. Também se destaca no setor de bebidas, onde a produção de uísque é o principal produto. A evolução da economia escocesa é bastante dependente da evolução da economia de todo o Reino Unido.
Mapa da Escócia: conheça o país
VEJA IMAGENS DA ESCÓCIA: