O jardim de inverno é uma boa opção para trazer a natureza para dentro de casa. Além de trazerem a beleza do verde para dentro do lar, eles são utilizados na arquitetura como um recurso para dar aconchego ao ambiente.
Bonitos e práticos, os jardins de inverno podem ser o diferencial para a decoração da sua casa. Se você sempre sonhou em ter um, veja essas dicas e aprenda a montar o seu.
Quanto ao local, eles podem ter ou não teto. Mas é importante que recebam iluminação natural, salienta a arquiteta Adriana Coradini, em matéria publicada no site Hagah.
No caso dos cobertos, um teto de vidro ou uma claraboia ajudam a manter o ambiente sempre iluminado.
Em casas, terraços e salas anexas são os locais mais comuns para abrigar jardins de inverno. Apartamentos também podem receber jardins de inverno, desde que fiquem próximos a uma janela. Uma solução pode ser adaptá-lo em uma varanda com portas de vidro, por exemplo.
Outro local interessante para colocar plantas e ornamentos é embaixo de escadas, área que muitas vezes não é aproveitada na decoração.
A bióloga e paisagista Cristiane Veiga, da Aroma de Flores Soluções em Paisagismo, comenta que a escolha da vegetação que irá compor o jardim de inverno depende basicamente de como é este ambiente em relação à luminosidade: “De maneira geral, as plantas mais indicadas para estes ambientes são aquelas que se adaptam bem aos interiores de residências”.
Alguns exemplos são as palmeiras Raphis e Chamaedora, herbáceas como lírio da paz, antúrio, comigo-ninguém-pode, samambaias, lança de São Jorge e as bromélias de sombra ou meia-sombra. Outra opção é cultivar uma pequena hortinha, com temperos como salsa, cebolinha, manjerona e também chás como hortelã, melissa e boldo.
Jardim de Inverno: confira dicas e monte o seu
VEJA IMAGENS DE JARDIM DE INVERNO: