Estudantes brasileiros tiveram melhora no domínio de língua inglesa, elevando o Brasil da 46ª para a 38ª posição no Índice de Proficiência em Inglês 2012 (EPI em inglês).
Esse estudo está em sua terceira edição e cria um ranking mundial e anual da EF English First, empresa global de educação. Os dados para formulação do ranking baseia-se nas provas de 750 mil adultos em 60 países onde o inglês não é a língua nativa.
O Brasil obteve 50,07 pontos, sendo “promovido” da categoria de proficiência muito baixa em inglês para a de proficiência baixa, com pontuações entre 49 e 51. A Suécia, primeira colocada, obteve 68,89 pontos.
Desde 2009, o Brasil cresceu 2,80 pontos. No período, a nação que mais avançou foi a Turquia, com alta de 11 pontos.
O estudo aponta ainda que o Brasil “abriga 6215 filiais de mais de 70 escolas de idiomas” e avalia que a expansão da classe média permitiu que mais pessoas investissem cerca de 10% do salário mínimo no aprendizado do idioma. A competitividade e a crescente variedade de métodos, porém, não garantem um ensino de qualidade. A preparação de professores também continua sendo questionada.
Além disso, também foi constatado que o crescimento brasileiro é mais lento que o de outras economias emergentes, como Índia, Rússia, e China.
Fonte: Revista Carta na Escola
Língua inglesa – Brasil avança no nível de proficiência
VEJA IMAGENS DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS: