Mensalão – José Dirceu

Mensalão – José Dirceu

Mensalão – José Dirceu

Feito por Marília Rocha

Apontado como o chefe da quadrilha pelo Ministério Público, Dirceu é acusado de estabelecer engenhoso esquema de desvio de dinheiro público e privado com o objetivo de negociar apoio político ao governo Lula no Congresso Nacional, pagar dívidas e custear gastos de campanha do PT, esquema tal que ficou nacionalmente conhecido como mensalão.

No início de sua carreira política, Dirceu, que além de político também é advogado, se destacou já em meados dos anos de 1960, como líder estudantil. Durante a ditatura, se deportou para o México e posteriormente foi exilado em Cuba, por duas vezes.

Com a redemocratização, em 1980, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, do qual foi presidente nacional durante a década de 1990. Exerceu vários mandatos: entre 1987 a 1990 foi deputado estadual constituinte por São Paulo, e, em 1991, 1998 e 2002 elegeu-se deputado federal. Em janeiro de 2003, após tomar posse na Câmara dos Deputados, licenciou-se para assumir o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, onde permaneceu até junho de 2005, quando deixou o Governo Federal acusado, por Roberto Jefferson de ser o mentor do Escândalo do Mensalão.

Retornando à Câmara para se defender, Dirceu teve seu mandato de deputado federal cassado no dia 1º de dezembro de 2005, tornando-se inelegível até 2015. Em 12 de novembro de 2012, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal à pena de dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha neste caso.

Mensalão – José Dirceu

VEJA IMAGENS DE JOSÉ DIRCEU:

José Dirceu

José Dirceu

Mensalão – José Dirceu

Mensalão – José Dirceu

mensalão pt josé dirceu

mensalão pt josé dirceu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *