Romelu Lukaku Bolingoli nasceu na Antuérpia, em 13 de maio de 1993. Defende a seleção belga apesar de uma origem congolesa, atuando na posição de atacante. Atualmente, joga pelo Chelsea.
Apontado como uma das maiores revelações do futebol belga nos últimos tempos, Lukaku é disputado por grandes clubes europeus desde as categorias de base.
Tornou-se profissional aos 16 anos, quando foi promovido ao time principal do Anderlecht, o maior clube da Bélgica. Logo em sua primeira temporada, foi o artilheiro da Jupiler League, com 15 gols em 33 jogos.
Seu desempenho chamou a atenção dos principais clubes da Europa, mas as propostas não seduziram o atacante, que estava convencido de que ainda tinha muito a aprender na Bélgica e determinado a continuar seus estudos.
O grande salto viria em 2011, quando se transferiu para o Chelsea. O time inglês teria pago, na ocasião, 20 milhões de euros para levá-lo ao Stamford Bridge.
Ato contínuo, Lukaku foi emprestado ao West Bromwich e depois ao Everton para ganhar experiência. Os gols se multiplicaram e o belga começou a conquistar admiradores com sua determinação de se tornar “um dos melhores atacantes do mundo”.
Na seleção, apresentou seu cartão de visitas aos 17 anos, marcando duas vezes em amistoso contra a Rússia. Lukaku repetiria o feito dois anos depois, na Croácia, carimbando a passagem da Bélgica para o Brasil. Já disputou pela seleção nacional 29 partidas oficiais.
Feito por Marília Rocha
Camisas 9 da Copa do Mundo 2014 – Romelu Lukaku (Bélgica)
VEJA IMAGENS: