Fazer um bom marketing demanda sensibilidade, conhecimento do público-alvo e mercado consumidor, e preocupação com a experiência do cliente. No entanto, poucas empresas sabem relacionar o marketing com as vendas, cometendo erros na estratégia.
Nem sempre gastar dinheiro em um folder é uma boa estratégia de marketing para sua empresa. Depende do seu modelo de negócio, quando e como este material é usado, e a quem ele é entregue. Isso porque é muito comum ver esses materiais caríssimos sendo entregues as pessoas erradas, o que também compromete o investimento.
Fazer marketing de massa, como TV, rádio, jornais e revistas demanda um estudo de mercado, analisar o “target” destes canais de mídia e se vale a pena investir. Nos últimos anos, tenho observado que o melhor marketing é aquele que influencia a opinião do consumidor, o tornando fã de sua marca e claro, estimulando o boca a boca.
Aliás, este sim sempre será o melhor modelo de marketing e o mais efetivo para a venda. Quando seu cliente se torna promotor de sua marca, sua empresa pode prosperar e crescer a cada dia mais.
Vale ressaltar novamente que vendas e marketing andam juntos e o vendedor precisa investir tempo neste aspecto mercadológico.
Não adianta ter estoque de produtos sensacionais e uma loja maravilhosa, se o vendedor que atende não tem uma boa aparência e fala um português ruim. Isso também compromete todo o esforço de marketing.
Como investir em marketing
Feito por Marília Rocha