Os jardins precisam de cuidados que vão muito de regar, fazer a podagem e adubar. Para que o jardim permaneça saudável e belo é necessário que a manutenção com equipamentos de jardinagem seja feita de maneira correta e periodicamente. Para isso você precisa entender quais são os equipamentos necessários para cuidar de um jardim.
Cortador de grama
O cortador de grama é um dos equipamentos de jardinagem mais utilizados na manutenção do jardim. Isso porque além de ser responsável por manter a grama saudável e em um tamanho ideal por não depender de trabalho humano.
Uma outra vantagem em utilizar o cortador de grama é que ao apará-la dessa maneira você também conseguirá eliminar quaisquer pragas que venham a prejudicar a saúde do seu jardim, como é o caso das ervas daninhas.
Antes de adquirir esse produto é importante que você preste atenção no momento da escolha, pois cada modelo de cortador serve para um tipo de terreno. O cortador manual não utiliza nenhum tipo de motor, por conta disso ele é mais indicado para jardins pequenos.
Já o cortador de grama elétrico é modelo mais democrático, pois pode ser utilizado em quase todos os tipos de terreno. Se você se incomoda por fios, pode gostar das opções à bateria.
O cortador de grama a gasolina é indicado para jardins maiores, o combustível utilizado faz com que ele tenha uma potência maior que os demais modelos.
Aparador de cerca
Os aparadores de cerca viva são utilizados na manutenção de áreas verdes permitindo que as cercas atuem corretamente na proteção de terrenos como chácaras, casas, e sítios. Além disso, eles servem para delimitar espaços.
Essas ferramentas motorizadas podem ser adquiridas em versões menos “barulhentas”. Esses modelos são ideias para quem tem crianças ou animais dentro de casa.
O critério mais complicado no momento da escolha de qual aparelho escolher está nas lâminas que têm diferentes utilidades para cada modelo. As mais longas servem para cercas mais altas, já os aspiradores com lâminas de corte duplo servem para deixar a grama do jeito que você preferir. É imprescindível que você considere não apenas o formato desejado mas a profundidade da folhagem porque esse fator também é muito importante.
Roçadeira a gasolina
As roçadeiras são utilizadas para aparar grama e tem a possibilidade de serem utilizadas fixadas em tratores (para terrenos maiores), e tem três tipos maneira de operar: a bateria, energia elétrica e gasolina. O modelo a ser escolhido depende da vegetação que será trabalhada. Se o terreno não é pequeno, o ideal é que você utilize o modelo de roçadeiras a gasolina que tem uma potência maior que as demais opções.
Soprador a gasolina
O soprador aspirador de folhas é ideal para quem deseja mais praticidade na hora de fazer a manutenção do jardim, isso porque, eles fazem a varrição de folhas e gramas do terreno. Evitando a necessidade de um serviço mais braçal como o uso das vassouras, por exemplo.
O soprador de folhas a gasolina é ideal para quem precisa fazer a manutenção longe da tomada. Devido ao seu combustível, o uso da energia elétrica é dispensado garantindo mais funcionalidade para o usuário.
Alugar ou comprar?
A produtividade do aparelho é um dos maiores fatores a ser levados em consideração. Ao adquirir os aparelhos de jardinagem você está se responsabilizando não apenas pelo armazenamento como também pela manutenção do equipamento. Se os cuidados necessários não forem tomados da maneira correto, o andaime corre risco de ter sua produtividade afetada.
Se o seu terreno não precisa de uma manutenção frequente é indicado que você faça o locação ao invés de comprá-los para evitar gastos.
A empresa conseguirá diagnosticar são os tipos de equipamentos mais indicados para serem utilizados no seu jardim. Além disso, ao alugá-los você estará garantindo todo o suporte técnico, desde a montagem à utilização durante a locação de equipamentos, inclusive fazendo a indicação de outros equipamentos, se necessário, como por exemplo o aluguel de andaimes, aluguel de compactador, aluguel de marteletes e também locação de furadeira!