Para contratar um influencer digital é preciso saber negociar, mas não só isso

Passo a passo para contratar um influencer digital

Para contratar um influencer digital é preciso saber negociar, mas não só isso. É imprescindível ter o mínimo de conhecimento sobre os perfis de web influencers e sobre o marketing de influência de maneira geral. Afinal, é preciso aproximar o perfil adequado de cada influencer com a empresa, e nem de longe esta é uma tarefa simples.

Conforme pesquisa Nielsen, mais da metade dos consumidores brasileiros (84%) tomam decisões de compras baseadas em fontes de confiança – superando os índices de confiabilidade diante das propagandas tradicionais. A revelação dest dado foi determinante para que as empresas começassem a investir na figura do influenciador digital.

Para que esta estratégia realmente dê resultado positivo, é preciso ter o conhecimento de uma série de passos que  determinarão o sucesso da ação de comunicação digital. Confira a seguir:

 

Definição de público-alvo 

Ter o público-alvo bem definido é fundamental em uma campanha com  influenciador ser assertiva. As novas tecnologias são extremamente segmentadas e assim também funcionam os perfis dos influenciadores. Apostar em um influenciador que não conversa com seu público-alvo é o mesmo que jogar dinheiro fora.

 

Portanto, defina qual o perfil do seu consumidor, linguagem e suas preferências, inclusive em consumo de mídias.

 

Avalie o influenciador

O processo de avaliação do influencer marketing deve ser minucioso e não apenas estar restrito à números. Identifique se ele se encaixa na cultura organizacional da sua empresa, se carrega os mesmos valores e defende as mesmas causas, se é uma pessoa polêmica, por exemplo.

Apesar de não serem o único fator que deve ser levado em consideração, os números dos perfis dos influenciadores são importantes sim, anote em uma planilha as informações de quantidade de seguidores no Instagram, número de views no youtube por vídeo, média de engajamento etc – tudo que pode ser útil para comparação entre perfis.

 

Avalie os objetivos da empresa/campanha 

Nesta etapa, é  preciso definir qual é o objetivo da empresa ou da campanha. O intuito é fazer com que sua marca seja vista? Gerar leads? Conseguir interação entre empresa e funcionários?

 

As respostas para estas perguntas vai definir o perfil de influenciador que você deve escolher baseado nos três pilares da influência: Alcance, ressonância e relevância.

Encontre um agenciador

Não apenas um critério, mas vários, precisam ser levados em consideração ao contratar um digital influencer. Um passo em falso e toda a imagem de uma empresa pode ir por água abaixo. Se você quer trabalhar com esta estratégia nas mídias sociais, entre em contato com uma assessoria de imprensa experiente.

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