Os serviços de fretes podem ser rodoviário, ferroviário, aéreo, dutoviário e hidroviários. Todos eles precisam ser feitos com excelência, tendo em vista que o mercado está cada vez mais competitivo.
Diante disso, separamos as principais tendências para a área logística em 2020 para sua empresa não ficar para trás nesse mercado tão concorrido.
Principais tendências
Devido à globalização, o acesso a um produto ou serviço de diferentes locais se tornou mais fácil, por isso, é necessário especialização na organização dos serviços de fretes logísticos. Afinal de contas, agora a escala de produção é maior, e como citado posteriormente, o mercado está cada vez mais competitivo.
É ideal que a empresa de carretos e mudanças acompanhe as tendências, para se destacar entre seus concorrentes. Confira as principais tendências para esse ano.
Blockchain
Blockchain é uma tecnologia de registros que promete trazer mais segurança no registro de informações, ideal para a logística de empresa de mudanças comerciais, para trazer mais confiança às seguradoras, além disso, pode ajudar o governo a agilizar a fiscalização ou permitir sistemas de pagamentos mais eficientes.
Dentre tantos benefícios que o blockchain traz, ele pode registrar ocorrências de entrega, ou dados de operações financeiras com mais transparência, é uma grande aposta para esse ano em grandes e pequenas mudanças.
Inteligência de dados
Segundo um estudo realizado pelo Conselho de Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimentos — 93% das empresas de frete e transporte de pequenas cargas e 98% das empresas de terceirização de logística, acreditam que o uso de programa de inteligência de dados, como o big data melhoram a qualidade e o desempenho das mesmas.
Sem dúvidas, o uso de inteligência de dados trará mais eficácia aos projetos logísticos no transporte de carga.
Caminhões autônomos
Durante as negociações da Nova Lei dos Caminhoneiros, aprovada no ano de 2015, o Brasil entrou em uma crise de mão-de-obra. A consultoria Oliver Wayman afirma que a tecnologia, como a de caminhões autônomos, podem ajudar a resolver problemas com a falta de motoristas, que ocorrem principalmente nos Estados Unidos e países da Europa.
Os caminhões autônomos ainda não são uma realidade no Brasil, mas estudiosos acreditam que ele possui um futuro promissor no país.
Qual é o problema da logística no Brasil?
Além de estar por dentro das tendências do mercado de logística, é crucial entender o motivo dessa área ser um problema no nosso país.
Segundo o Índice de Desempenho Logístico (LPI), realizado pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa o 56º lugar do ranking, isso está ligado diretamente à falta de infraestrutura que o país possui com o transporte de encomendas.
O Brasil investiu somente 2,18% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura nos últimos 20 anos, valor muito baixo comparado a países que investem entre 4 e 5% do PIB, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Estudiosos da área não acreditam que esse problema será superado rapidamente, principalmente em relação ao transporte terrestre.
Como se destacar no mercado
Diante dessa realidade, é imprescindível o investimento nas tendências descritas anteriormente para empresa de fretes e logística se destaque no mercado.
As mudanças que vão ser realizadas devem ser muito bem planejadas e organizadas, não hesite em aceitar e implementar essas mudanças no seu negócio, desde pequenos fretes até os grandes.