As chapas de aço estão presentes em diversas indústrias

Como aumentar a produtividade no corte de chapas de aço

As indústrias estão adotando cada vez mais corte de chapas de aço. Isso se deve porque esse material é fundamental para a construção de maquinários, obras navais, civis, fabricação de móveis, janelas e portões.
Enquanto as chapas galvanizadas estão presentes na indústria automobilística, ar-condicionados e em fachadas, e a chapa xadrez tem função antiderrapante, utilizada principalmente em locais que exigem extrema segurança.
No entanto, esse processo pode ser demorado, já que espessuras em chapas de aço diferentes demandam de um tipo de corte e certos cuidados. Para isto, existem alguns métodos para agilizar esse procedimento.
Saiba mais como aumentar a produtividade no corte de chapa de aço galvanizado e outros tipos:

Em cortes de plasma

O corte de plasma é o método mais rápido para chapas de aço. Mas, a velocidade pode afetar a qualidade do bordo. Além disso, é mais caro do que métodos tradicionais como oxicorte (maçaricos), já que exige fonte de alimentação, arrefecedor, mangueiras de interligação, cabos e entre outros equipamentos.
Além disso, esse corte requer certos cuidados para que a agilidade ocorra. Para formatos simples e sem detalhes, é possível configurar a máquina para cortar com uma amperagem maior, aumentando assim a velocidade do processo.
A higiene dos consumíveis e até da própria máquina ajudam na produtividade. Dessa forma, o corte não é prejudicado pela contaminação do consumível. Existem formas de evitar imprevistos. Uma delas é a manutenção da máquina em dia.
Inspecionar, monitorar e conferir o suprimento de gás também são maneiras de fazer com que o corte não sofra atrasos. Além disso, mantenha sempre o estoque de consumíveis para que a máquina não pare e verifique a qualidade do corte.

Como aumentar a produtividade no corte de chapas de aço

As chapas de aço estão presentes em diversas indústrias

Em cortes a laser

Esse corte é adequado para chapas de até 1,25 polegadas. Apesar de não ser rápido, faz cortes e contornos precisos, além de trazer qualidade à chapa galvanizada.
Nesse processo, não é necessário a interferência de um operador, por exemplo, sendo assim automático.

Em cortes sob jato de água

Nesse método, é possível cortar chapas com espessuras de até 8 polegadas. Além disso, oferece mais qualidade do que os demais tipos de corte, pois não apresenta distorções térmicas. No entanto, seu processo é demorado e possui alto custos, principalmente na compra dos equipamentos.
Portanto, é preciso escolher o tipo de corte atenda suas necessidades, de acordo com as espessuras das chapas de aço que serão utilizadas, rapidez e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *