Laudo de instalações elétricas: saiba mais!

Saiba tudo sobre laudo de instalações elétricas

A maioria das edificações necessitam do atestado e laudo de instalações elétricas, com o objetivo de manter seu funcionamento regularizado. Esse laudo deve ser realizado por um engenheiro elétrico formado e registrado no Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA).

Ou seja, o laudo atesta que o edifício está de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT). No entanto, muitas empresas ainda não sabem como o laudo funciona.

Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o laudo de instalações elétricas, que são importantes assim como o alvará de funcionamento. Continue lendo e saiba mais!

 

O que é o laudo de instalações elétricas?


O laudo de instalações elétricas, também conhecido como
atestado das instalações elétricas é um documento, que é emitido de acordo com as informações encontradas após uma inspeção para verificar se o edifício está de acordo com as normas e leis vigentes.

Assim como outros laudos, como o laudo de ruído, é de extrema importância que o laudo de instalação elétrica seja realizado, considerando que ele tem como principal objetivo garantir a segurança das pessoas e equipamentos, prevenindo incêndios, irregularidade de materiais e muitos outros.

 

Tipos de laudos


Como citado anteriormente, o
laudo de instalações elétricas possui inúmeras finalidades, por esse motivo, existem diversos tipos de atestados e laudos disponíveis. Conheça os principais:

  • SPDA: esse laudo avalia o Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, priorizando a NBR 5419;
  • LIE: é o Laudo de Instalações Elétricas, que atesta se uma empresa, comércio ou residência está cumprindo as NBRs e seus requisitos;
  • LA: é o Laudo de Aterramento, que leva em conta a NBR 5419 e a NBR 5410.

Muitos edifícios não precisam de todos esses laudos, sendo assim, é fundamental que você conte com profissionais de uma assessoria em obras, por exemplo, para que você se certifique de que entrou em conformidade com todos os laudos importantes para o seu caso.

 

Conheça a NR10


Se adequar à Norma Regulamentadora 10 (NR 10), é uma exigência do Ministério do Trabalho, ela é uma das demandas para adoção de medidas dos controles de riscos elétricos, e de proteção coletiva e individual dos clientes e colaboradores do ambiente de trabalho.

Sendo assim, se faz muito necessário a presença de profissionais que garantam que o seu edifício siga todas as especificações citadas anteriormente, assim como o laudo de vistoria técnica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *