Em razão disso, a utilização de chapas metálicas é uma tendência que começou na Europa e logo conquistou o gosto de muitos brasileiros.
Embora esse revestimento possa ser feito com vários tipos de materiais, as chapas de aço são mais resistentes à corrosão, podendo ser aplicadas tanto em superfícies planas quanto não-planas. Ademais, o aço também permite diversos acabamentos: uma superfície espelhada, colorida, lixada… tudo vai depender da preferência do cliente.
Dependendo do modelo e material da chapa de aço, a instalação requer mão-de-obra especializada. Por isso, é importante sempre contar com a opinião e auxílio de um profissional.
Outro benefício da aplicação das chapas de aço é o baixo custo de manutenção, pois elas geralmente só demandam de uma limpeza com água. O revestimento com aço é facilmente adaptável em um projeto.
E aí, está convencido das vantagens de utilizar chapas de aço no projeto da sua casa ou escritório? Confira a seguir algumas dicas incríveis para utilizar o aço na fachada. Vem ver!
Chapas de aços lisas
Se você deseja um acabamento diferenciado para a sua fachada, uma ideia é investir em chapas de aços lisas — elas possuem um ótimo acabamento externo, de modo que sua superfície permite a aplicação de pintura. Interessante, não acha?
Ademais, essas chapas podem ser dobradas para a fabricação de lambris ou até transformadas em perfilados e laminados.
Chapas de aços xadrez
As chapas de aços xadrez são chapas de aço carbono muito utilizadas em edificações, sendo fabricadas a partir de um processo que utiliza de chapas galvanizadas ou laminadas, em qualquer espessura. Embora incomum para a fachada, elas podem ser utilizadas em pequenos acabamentos, em rampas ou escadas.
Chapas de aços galvanizados
Quando comparada com as chapas comuns, as chapas de aços galvanizados são 20 vezes mais resistentes — já que o material é revertido com materiais nobres, como o zinco. A utilização das chapas galvanizadas é bastante recorrente na construção civil, na fabricação de telhas, tapamentos e outros.
Para a sua fachada, você pode aplicá-lo em conjunto a outros materiais, como madeira e vidros, proporcionando maior flexibilidade e estilo para a frente do seu imóvel.
Considere a espessura das chapas de aços
Antes de tomar a decisão sobre a aplicação de chapas na sua fachada, considere a espessura das chapas, com o auxílio de um profissional de engenharia ou arquitetura. Dependendo da espessura, a chapa vai ter características específicas e pode não ser a melhor para o investimento.
As chapas mais grossas, por exemplo, são muito utilizadas em segmentos da construção civil e industrial, em decorrência da flexibilidade e alta resistência do material.
Ainda que o custo possa ser mais alto, é importante pensar que ações climáticas, atmosféricas e do tempo terão efeito no material a longo prazo. No fim, o custo de manutenção e/ou troca será muito maior no futuro.