Muito se fala sobre a necessidade de fazermos exames de rotina uma vez a cada ano. Mas acontece que, às vezes, nem sabemos a importância disso, não é mesmo? Bom, neste artigo, explicamos o que é a medicina preventiva, como ela pode ajudar em sua empresa e de que forma o plano de saúde empresarial entra no assunto. Vamos lá?
Afinal, o que é medicina preventiva?
Como o próprio nome sugere, a medicina preventiva tem o objetivo de prevenir o desenvolvimento de doenças e, também, incentivar um estilo de vida saudável. Ou seja, foca na saúde da população ao invés de focar na doença. Isso porque muitas pessoas buscam atendimento médico somente quando já estão em um estágio avançado de patologias que poderiam até ter sido evitadas.
Ao contrário do que a gente pensa, o conceito de saúde não se refere apenas à ausência de enfermidades. Na verdade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), significa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. É por essa razão que convênio, como Plano Bradesco e Plano Amil, já consideram atendimentos além de doenças.
Portanto, a área da medicina preventiva atua no presente, incentivando a adoção hábitos e costumes saudáveis, pois são pontos que interferem no futuro. Assim, é uma forma de manter a qualidade de vida independentemente do passar dos anos, garantindo um envelhecimento tranquilo. Resumindo: trata-se da manutenção do bem-estar.
A importância de adotar em uma empresa
Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são, no mundo, as principais causas de morte. Falamos de enfermidades com muitos fatores de risco e curso prolongado, como doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias. Com a medicina preventiva, elas podem ser evitadas ou tratadas com mais êxito. E isso é sinônimo de “grandeza” de uma organização quando o acometido é um funcionário.
Mais qualidade de vida para os colaboradores
Melhor qualidade de vida para os trabalhadores significa, obviamente, um melhor ambiente de trabalho. Segundo inúmeras pesquisas, colaboradores felizes são menos estressados, mais produtivos e criativos.
Redução do turnover
O turnover é a substituição de antigos funcionários por novos em um determinado período de tempo. Os benefícios corporativos que promovem a medicina preventiva, como o plano de saúde para empresas, influenciam diretamente nisso. Afinal, incentivam os funcionários, aprimoram os relacionamentos no trabalho e, por consequência, engajam a equipe.
Considere um plano de saúde empresarial
O plano de saúde empresarial é uma excelente maneira de atender as necessidades dos trabalhadores e, para muitos deles, consiste na contribuição mais importante a ser oferecida pela companhia. Como dissemos, um convênio dá a oportunidade da equipe adotar a medicina preventiva. Mas lembre-se: escolha um plano que traga as melhores alternativas para todos. Nessa missão, é interessante contar com o auxílio de um corretor de plano de saúde.