Muitas pessoas pensam que sidra, espumante e champagne são a mesma coisa, mas há ligeiras diferenças entre essas bebidas. Saiba quais são.

Sidra, espumante e champagne: veja as diferenças

As pessoas estão acostumadas a comprar bebidas em diversos momentos, especialmente os de celebração, em que precisam comemorar algum grande feito na vida. Para essas ocasiões, sidra, espumante e champagne são opções quase sempre consideráveis.

No entanto, muitos ainda possuem dúvidas sobre qual a diferença entre essas três bebidas, ou até mesmo qual delas escolher. Se este é o seu caso, veja as características de cada um deles.

Espumante

O espumante é um tipo de vinho efervescente, que é muito característico por conta das pequenas bolhas que se formam na bebida. Para produzir essa bebida, é feita a fermentação do mosto das uvas com gás carbônico, processo responsável por dar essa característica marcante ao espumante.

Seu sabor é um pouco mais doce que as outras bebidas dessa categoria. Além disso, é perfeito para ser servido em temperaturas mais amenas, entre 5 °C e 8 °C.

O preço do espumante é uma das suas maiores vantagens, já que é possível encontrar ótimas opções, de muita qualidade, por um valor baixo.

Champagne

Comprar champagne já é algo habitual em momentos de celebrações. No Brasil e em todo o mundo, o ato de estourar uma garrafa de champagne é a representação perfeita de conquistas e comemorações.

Sua produção acontece especialmente na região de Champagne, na França. Para fabricar essa bebida, são utilizadas uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, para dar um sabor ainda mais diferenciado.

Espumante e champagne são a mesma coisa?

Em um atacado de vinhos, você pode encontrar as duas bebidas, mas elas não são a mesma coisa. Um champagne é um espumante, mas nem todos os espumantes são champagnes. Confuso? Entenda.

O processo de fabricação é praticamente o mesmo, mas, como dito anteriormente, o champagne é produzido exclusivamente em uma região da França, e por isso se diferencia em alguns aspectos.

Apesar disso tudo, o espumante e o champagne estão entre as melhores bebidas alcoólicas para consumir em momentos de alegria, mas não estão sozinhas.

Sidra

Se você procura bebidas alcoólicas baratas para celebrar, a sidra é uma das melhores alternativas. Além disso, a sidra é uma opção perfeita para quem ama bebidas leves; a sidra é bem menos gaseificada que o espumante e o champagne, além de ter um teor alcoólico mais baixo.

A sidra é famosa pelo processo de fabricação, já que ela é feita a partir da fermentação do suco de maçãs, exatamente o que dá esse sabor especial à bebida e faz ela ser tão querida por quem a aprecia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *