IPVA ONLINE: Como pagar o IPVA online e emitir segunda via

Mesmo que o brasileiro esteja cansado de tanto pagar impostos, é preciso debitá-los para não ter futuros problemas. Um deles chega agora no início do ano já colocando todo mundo para fazer contas e se programar para mais um ano que se começa: o tão conhecido Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com a internet, ficou bem mais fácil quitá-lo e todos os estados brasileiros e o Distrito Federal contam com mais essa opção para que o pagamento seja realizado. Quem quiser, também pode obter a segunda via pela web, sem aquele trabalho de ter de sair de casa e esquentar a cabeça.

Para pagar o IPVA online, basta acessar o site do Detran do seu estado e obter a guia de recolhimento. Em alguns estados como o Amapá, Roraima, Rondônia, por exemplo, é possível obter o boleto pelo site do Bradesco, em que deverá ser usado o código de barras para efetuar o pagamento. Não precisa se preocupar em achar exatamente o site de seu interesse, fique tranquilo, pois todos os links estão dispostos no final desta página para consultas.

Após imprimir o boleto para pagamento, é preciso quitá-lo até dois dias antes do vencimento e isso pode ser feito pela sua conta corrente, onde você deverá clicar em pagamentos de impostos e tributos, ou se preferir, poderá se dirigir a uma agência bancária e resolver a questão. A opção é de cada um.

Tudo está bem mais prático agora do que antes, época que era preciso gastar tempo e claro, dinheiro no deslocamento para obter a guia de pagamento. Com a internet, a emissão e a quitação do imposto ficou mais prática e acessível a todos.

Mesmo quem não tem acesso à internet pode procurar uma lan house e assim facilitar mais a vida, podendo dessa forma imprimir o boleto do imposto estadual.

Quem estiver interessado em obter a segunda via do IPVA também não precisa se preocupar, pois pela própria internet isso é fácil de se obter e é bem mais simples do que se pensa. Se para conseguir o boleto ficou simples, o mesmo também vale para a segunda via do documento. Veja o passo-a-passo agora mesmo e confira como a web está ao lado dos contribuintes:

  1. Acesse o site do Detran do seu estado. Mesmo que o boleto para pagar o IPVA não esteja exatamente nesse endereço eletrônico, assim que clicar no link referente ao assunto você será encaminhado automaticamente para o site da Secretaria Estadual de Fazenda, que é o órgão governamental que cuida do recolhimento dos impostos, ou para um endereço de uma instituição bancária credenciada uqe também é responsável por receber o dinheiro.
  2. O procedimento que o contribuinte deve ter varia conforme o site do Detran de cada estado, mas de uma maneira geral é preciso informar o Renavam.
  3. Imprima a segunda via e faça o pagamento da forma que lhe convier, seja pela internet ou nos bancos. Mas lembre-se que é preciso efetuar em até 48 horas antes da data prevista.

Com essas orientações, ficou mais fácil agora estar em dia com seus impostos pagos. Para ter esse conforto, veja agora uma listagem com todos os endereços eletrônicos de todos os órgãos estaduais e do DF em que o boleto do IPVA ou a segunda via devem ser visualizados e impressos. A lista está dividida por regiões, procure a sua para uma busca mais refinada.

Norte

http://www.bradesco.com.br/indexpf.phtml?pag=/html/content/prodserv/ipva.shtm (RO, RR e AP – por meio do código de barras)

Nordeste

Sudeste

Sul

Centro-Oeste

 

By: http://comofas.com/como-pagar-o-ipva-e-emitir-segunda-via/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *